Metodologias ativas: gerando inovações em diversas áreas do conhecimento

March 2018

Na semana do planejamento acadêmico de 2018, o Prof. Emerson Henrique de Faria proferiu, na UNIFRAN, uma palestra sobre “PBL inovado: PBL e teste quizz na renovação pedagógica”, e a partir dela, a Profa. Rita Comparini, docente há cerca de 12 anos do curso de Gastronomia da UNIFRAN, vem buscando alternativas para aplicar este tema no curso em que atua, levando às aulas práticas iniciativas para uma melhor formação dos alunos.

Anualmente, no curso de Gastronomia, é ofertada a disciplina Dinâmica de Restaurante, na qual, este ano, foi uma oportunidade para a Profa. Rita aplicar as novas metodologias traçadas. Com isso, ao invés de entregar ao aluno um cardápio pronto, com itens comprados e selecionados, ficando a cargo do aluno apenas “fazer o prato acontecer”, a parte de pesquisa, seleção, compra e montagem do cardápio passou a ser responsabilidade do aluno, fazendo com que este tenha conhecimento de todas as etapas que envolvem a criação de um prato, não apenas sua produção.

A primeira prática da disciplina ocorreu no dia 19/03, onde foi feita uma pesquisa com bares da região de São Paulo com o tema Bar Cruzeiro, utilizando apenas o conhecimento dos ingredientes de cada prato, os alunos montaram suas receitas e chegaram ao objetivo esperado pela Profa. Rita.

Em um ambiente descontraído, com som boêmio característico do tema, foram servidos vários pratos: Salada Zé (Mocotó), uma maravilhosa Couve Flor à milanesa, Berinjela “Carmen a louca”, Brusqueta, folheado com Alho Poró caramelizado com Vinho Tinto e Queijo Gruyere, incríveis Chips de raízes, Buraco quente, um delicioso e saboroso Croquete de milho verde, Roleta Russa e uma sobremesa que, apesar de rústica, com um sabor requintado de Dadinhos de Tapioca com Goiabada, Doce de Leite e Melado.

A prática do curso de Gastronomia nos mostra que as metodologias ativas possuem ampla aplicabilidade em diversas áreas e ambientes, não apenas em sala de aula.