Mestrado em Linguística da UNIFRAN participa da VI Feira do Livro de Franca

October 2018

O Programa de Mestrado em Linguística e o curso de graduação em Letras – Português/Inglês da UNIFRAN participaram intensamente da VI Feira do Livro de Franca, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, Arte, Cultura e Lazer no final de setembro. Entre os dias 25 e 30/09, docentes do Programa, egressos, alunos de mestrado e de cursos de graduação da UNIFRAN, sobretudo do curso de Letras – que está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de ingresso em 2019 – realizaram palestras, contação de histórias, oficinas, dramatização de poemas, exibição de filmes e rodas de conversas na Casa da Cultura e do Artista Francano: “Abdias do Nascimento”. Alunos da rede pública e privada, professores e pessoas interessadas em geral acompanharam as atividades.

A professora Priscila Monteiro, que acompanhou seus alunos do Fundamental II em uma sessão de contação de histórias, se manifestou ao final do encontro: “Atividades assim, diferenciadas do contexto de sala de aula, levam o aluno além, sem contar que tais atividades marcam a vida escolar deles. Esperamos por mais momentos como esse!”.

As escolas interessadas em receber atividades de Extensão como essa realizada em parceria com  a Prefeitura Municipal de Franca podem entrar em contato com o Programa de Mestrado em Linguística por e-mail – pglinguistica@unifran.edu.br – ou pelo telefone 3711-8804. Conheça abaixo as atividades que foram oferecidas na Feira do Livro e que podem ser levadas às escolas que tiverem interesse.

– Oficina “Retórica Musical”, coordenada pela Profa. Dra. Maria Flávia Figueiredo, com participação de Priscila Antunes de Souza, Valmir Ferreira dos Santos Junior e Ana Cláudia Ferreira da Silveira.

– Contação de histórias: “Contos, mitos e lendas para crianças da América Latina”, coordenada pela Profa. Dra.  Marília Giselda Rodrigues.

– Oficina “Xeque Mate! Dialogando com o xadrez”, oferecida pela Profa. Dra. Camila de Araújo Beraldo Ludovice e Profa. Greice Miranda.

– Palestra “A hora e a vez do conto brasileiro: Guimarães Rosa e Sagarana”, pela Profa. Dra. Vera Lucia Rodella Abriata, com participação da Profa. Camilla Fernandes da Silva.

– Leitura comentada de “Ouro, Serra Pelada, Brasil” – A fotografia de Sebastião Salgado no livro Trabalhadores, pela Profa. Dra. Marília Giselda Rodrigues e Prof. Me. Gustavo Lopes.

– Oficina “Quadrinhos: a charge, o cartum e a tirinha”, com o Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira e Marcelo Junqueira Cavalari Dias.

– Palestra “Aprendendo a ler os quadrinhos: a linguagem da nona arte”, oferecida pelo Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira.

– Palestra “A hora e a vez da poesia brasileira: Drummond em cena: Claro enigma”, oferecida pela Profa. Dra. Vera Lúcia Rodella Abriata, com dramatização de poemas pela Profa. Camilla Fernandes e pelo Prof. João Carlos Cole.

– Palestra “Por entre palavras e sons: a Tropicália e a Poesia Concreta”, pelo Prof. Delzio Marques.

– Palestra “A Semana de Arte Moderna de 1922, um marco do modernismo no Brasil”, ministrada pela Profa. Nayara Christina Herminia dos Santos.

– Palestra “Sempre é hora de Clarice Lispector”, pelo Prof. Dr. Juscelino Pernambuco.

– Exibição do documentário “O quarto de Carolina”, de Gabriela Moreira Buranelli ,que faz um passeio pela biografia e pela literatura de Carolina Maria de Jesus, seguida de palestra sobre a obra Quarto de Despejo, por Matheus Paranhos Giolo Mezadri e a Profa. Dra Marília Giselda Rodrigues.

– Oficina “Para que serve a Análise do Discurso?”, oferecida pela Profa. Dra. Fabiane Jesus.

– Exibição dos curtas “Vidas Ausentes” e “Janelas para o mundo”, seguida de debate sobre a alteridade nesses filmes, coordenada pelo Prof. Dr. Alexandre Marcelo Bueno.

– Exibição do documentário “Meu corpo é político”, de Alice Riff, com roda de conversas sobre questões de gênero, raça, sexualidade e outros marcadores sociais, mediada pela Profa. Dra. Marília Giselda Rodrigues e pelo pesquisador Redson Pagnan.