Mestrado em Linguística: a redação no Exame Nacional do Ensino Médio

July 2017

“A redação no Exame Nacional do Ensino Médio”, é um projeto que visa disseminar entre professores e alunos da rede pública de ensino de Franca e região conhecimentos teóricos e práticos, advindos das Teorias do Texto e do Discurso – área de concentração do Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN – acerca das competências avaliadas na prova de Redação do ENEM. Tem também por objetivo contribuir para a melhoria da performance dos alunos de escolas públicas nesse exame. Participam do projeto, como monitores eventuais, alunos de graduação e pós-graduação, orientados pela docente coordenadora Dra. Marília Giselda Rodrigues.

Histórico:

Em 2016, o projeto atendeu cerca de 15 estudantes do terceiro ano do Ensino Médio das escolas Capitão José Pinheiro de Lacerda, localizada no Residencial Baldassari, e Evaristo Fabrício, localizada no Jardim Aeroporto. Ambas são escolas públicas estaduais. Nesse primeiro ano, foram realizadas atividades presenciais e à distância, com carga horária total de 20 horas/aula.

Em 2017, serão atendidos aproximadamente 80 alunos, em quatro horários diferentes, conforme especificado abaixo:

– Nas segundas-feiras de noite, das 19h30 às 21h30, na UNIFRAN, há uma turma para 20 alunos que estudam e trabalham de dia e só podem frequentar o curso de noite;

– Nas terças-feiras, de tarde (das 14h às 16h e das 16h às 18h), são oferecidas aulas para duas turmas na E.E. Capitão José Pinheiro de Lacerda.

– Aos sábados, das 9h às 11h, o curso é oferecido para 8 estudantes da Escola Capitão José Pinheiro de Lacerda que só podem fazer o curso nesse dia e para outros 12 estudantes de diversas escolas públicas.

No segundo semestre de 2017, além das aulas, com início no dia 8 de agosto e término em 1º de novembro (vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio, marcado para 5 de novembro), haverá uma oficina em setembro, a título de formação continuada, para professores das escolas públicas interessados em refletir sobre a prova de Redação do ENEM, com enfoque especial nas Teorias do Texto e do Discurso.