Notícias

Mestrado em Linguística participa do IV SIAD


24
November 2016

Entre os dias 14 e 17 de setembro de 2016, as professoras do Mestrado Naiá Sadi Câmara, Eliane Soares de Lima e Aline Fernandes de Azevedo Bocchi participaram do IV SIAD – Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e dedicado ao tema “Discursos e Desigualdades Sociais”.

A profa. Naiá apresentou o trabalho intitulado “O discurso da desigualdade: uma análise das formas de vida da narrativa seriada “Orange is the new black”, na sessão temática “Imagens de mulher na mídia: desigualdades e estereótipos” cuja proposta era reunir trabalhos de pesquisadores de diferentes instituições que discutissem a imagem da mulher construída especialmente em objetos audiovisuais contemporâneos, sob o viés da Semiótica discursiva.

A profa. Eliane apresentou o trabalho “Entre limites e limiares: práticas de exclusão e inclusão em Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo” na sessão temática “Práticas de inclusão e exclusão social”, coordenada pela professora Lucia Teixeira (UFF) e com a participação de professores da USP e da UNESP, todos da área de Semiótica. A proposta dos pesquisadores reunidos nessa sessão era a de discutir os modos de representação e de problematização da desigualdade social em diferentes domínios discursivos.

A profa. colaboradora Aline, que faz pós-doutorado no Programa, coordenou a sessão temática “Fronteiras invisíveis: materialidade discursiva, história e memória” no IV SIAD. Nesta sessão, a pesquisadora apresentou um trabalho intitulado “A maternidade nas prisões: o avesso de uma formação discursiva”, o qual trata das margens dos discursos de militância feminista contemporâneos, problematizando o tema da maternidade no cárcere e do processo de designificação da mulher-mãe encarcerada.