Mestrado em Linguística participa de evento internacional na UFTM

June 2015

No V SELL – Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, que aconteceu entre 14 e 16 de maio na UFTM/Uberaba, o Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN teve expressiva participação. Do total de 10 sessões de Comunicações Coordenadas, distribuídas nos três dias do evento, houve participação de docentes e mestrandos da UNIFRAN em três delas. Adriana Faria de Alcântara Dias, Juliana Tito Rosa, Romilda Silveira e Valéria de Rezende Pereira apresentaram suas pesquisas em sessão de comunicações coordenada pela Profa. Dra. Glenda Cristina Valim de Melo.

Aline Monteiro Garcia, orientanda da Profa. Marília Rodrigues apresentou seu trabalho “A catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer: prática interdiscursiva intersemiótica”, em sessão de comunicações coordenada pela Profa. Dra. Fernanda Mussalim (UFU). A Comunicação Coordenada pela Profa. Dra. Marília Giselda Rodrigues, intitulada “Produção e circulação de discursos no campo da Educação, das Artes e nas redes sociais”, contou com a participação de mestrandos e doutorandos do PPGEL/UFU, onde a professora Marília realiza seu estágio de pós-doutorado.

Além das sessões coordenadas, docentes e discentes do Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN apresentaram trabalhos em sessões de Comunicações Individuais. A Profa. Dra. Luciana Carmona Garcia Manzano apresentou a comunicação intitulada “O discurso do (no) corpo dos candidatos Dilma e Aécio no último debate televisivo de campanha de 2014: imagens de um combate”. A Profa. Dra. Maria Flávia Figueiredo apresentou três trabalhos em coautoria com os orientandos Stelamaris Dias Milhim, Andreia Carla Melegati Rodrigues Alves e Maiclerson Gomes e com seu orientando de IC, Alan Ribeiro Radi.

O Prof. Dr. Fernando Aparecido Ferreira apresentou trabalho intitulado “Possibilidades de análise retórica de um desenho animado para crianças em fase pré-escolar – um estudo de caso”, com coautoria da Profa. Dra. Maria Silvia Rodrigues-Alves, que realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Mestrado em Linguística da UNIFRAN (PNPD/CAPES). O professor também apresentou, como coautor, com a mestranda Ana Sandra Gonçalves Faccini e painel com sua orientanda de IC Priscila Ragazzi. Fabíola Gonçalves Giraldi, orientanda do Prof. Fernando, mostrou sua pesquisa na comunicação individual “A retórica do objeto artístico: intertextualidade e figuras na obra de Cildo Meireles”.

A Profa. Dra. Camila de Araújo Beraldo Ludovice apresentou trabalho juntamente com seu orientando Rafael Menari Archanjo. A mestranda Talita Cristina Bartolomeu, também orientanda da Profa. Camila, mostrou sua pesquisa na comunicação “As relações dialógicas e ideológicas na propaganda eleitoral de 2014 da presidente Dilma Rousseff”. O mestrando André Plez Silva apresentou a comunicação individual intitulada “Uma leitura bakhtinana do estilo no romance Quarup, de Antonio Callado”, juntamente com seu orientador, Prof. Dr. Juscelino Pernambuco. Jéssica Cristina Celestino apresentou sua pesquisa para a dissertação de mestrado, sob orientação da Profa. Dra. Vera Lucia Rodella Abriata. Apresentou também painel a graduanda Grazielle de Almeida Ferreira, orientanda de IC da Profa. Dra. Vera Lucia Abriata.