Mestrado em linguística participa do 6º SIL na UNICSUL

October 2015

Mais uma vez, professores e alunos do Programa de Mestrado em Linguística da Unifran marcaram significativa presença em um importante evento acadêmico. Recentemente, foi no 6º SIL – Simpósio Internacional de Linguística, que ocorreu na UNICSUL – Universidade Cruzeiro do Sul, campus Anália Franco, em São Paulo. O evento ocorreu entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro.

No dia 30/9, os alunos Luiz Henrique Pereira e Ana Maria Abdul Ahad, orientandos da profa. Dra. Vera Lucia Rodella Abriata participaram apresentando trabalhos no Simpósio “Discurso, Paixão e Memória”, coordenado pelas professoras de Semiótica da FFLCH-USP, Norma Discini e Elizabeth HarKot de la Taille. Luiz Henrique apresentou a comunicação intitulada “Paixões e Formas de Vida nas Canções ‘I Should Have Known Better’ e ‘Menina Linda’”. Ana Maria apresentou a comunicação intitulada “Estratégias Enunciativas em ‘Flores Secas do Cerrado’, de Milton Hatoum”. Já a aluna Kele Rejane Lima, orientanda da profa. Dra. Marília Giselda Rodrigues, também apresentou no dia 30/9 a comunicação oral “Sentidos sobre gênero e sexualidade nos gibis da Turma da Mônica Jovem – uma análise discursiva”, no Simpósio coordenado pelo Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento (PUCSP/UFES).

No dia 01/10, a profa. Dra. Luciana C. Garcia Manzano apresentou o trabalho “Sentidos de um combate: o corpo no discurso político” e seu orientando Adilson do Nascimento Gomes apresentou “A liderança corporativa na contemporaneidade: o sujeito executivo no discurso da revista HSM Management”. Ambos os trabalhos foram apresentados no Simpósio “Discurso e Sentido”, coordenado pela profa. Dra. Ana Zandwais, da UFRGS.

Também no dia 01/10, os professores doutores Maria Flávia Figueiredo e Fernando Aparecido Ferreira, assim como seus orientandos, todos membros do Grupo PARE – Pesquisa em Argumentação e Retórica da UNIFRAN, apresentaram suas pesquisas no campo da Retórica.  No Simpósio “Léxico e Estilo”, a profa. Maria Flávia apresentou o trabalho “Do conto literário ao conto humorístico: comportamentos éthicos”. No mesmo Simpósio, seus orientandos apresentaram os trabalhos: “O éthos retórico de pregadores católicos” (aluna Daniele Giacomo Eleutério), “O éthos retórico de entrevistadores brasileiros” (aluno Farnei Santos), “O éthos retórico em gêneros jurídicos” (aluna Letícia Machel Lovo) e “A vaidade em Eclesiastes: aspectos argumentativos” (aluna Márcia Granero Prado). No Simpósio “Discurso e Texto: Perspectivas Teóricas”, o prof. Fernando apresentou o trabalho “Shakespeare para quatro épocas – uma análise retórica dos cartazes das versões cinematográficas de ‘Romeu e Julieta’”, e sua orientanda Luanny Maria Almeida Vidal apresentou o trabalho “A metáfora nas campanhas das eleições presidenciais de 2014”.