Mestrado em Linguística finaliza curso de extensão para rede pública

July 2016

No dia 07 de junho de 2016, a Profa. Dra. Camila de Araújo Beraldo Ludovice ministrou o módulo “A linguagem em perspectiva dialógica: reflexões bakhtinianas”, o último do curso de extensão intitulado “Estratégias para a leitura de textos no ciclo básico”, direcionado aos professores da Escola Estadual “Capitão José Pinheiro de Lacerda”, da rede pública de Franca. Esse curso, com duração de 4 módulos, um por semana,  teve por objetivo apresentar os resultados das pesquisas dos professores do mestrado em Linguística da Unifran e aproximar os estudos acadêmicos da prática educacional na escola pública.

O curso faz parte da proposta do mestrado de inserção na Educação Básica e constituiu-se da análise de diferentes tipos de textos (didáticos, literários, jornalísticos, publicitários, fílmicos, histórias em quadrinhos), com base nas abordagens teóricas da Linguística Textual, dos Estudos Bakhtinianos, da Semiótica Francesa e da Análise de Discurso Francesa. Os professores do Mestrado, Fernando Aparecido Ferreira, Naiá Sadi Câmara e Luciana Carmona Garcia Manzano foram os responsáveis pelos demais módulos.