Mecatrônica em ação – navegar é preciso!

November 2013

250_88.jpgAlunos do curso de Engenharia Mecatrônica da Unifran realizaram no dia 27 de outubro na represa de Rifaina-SP, os primeiros testes do barco elétrico que possui como fonte de energia, um painel fotovoltaico.

O projeto do barco teve orientação do Prof. Dr. Antônio Carlos Marangoni e do coordenador dos cursos de Tecnologia em Mecatrônica Industrial e Engenharia Mecatrônica, Prof. Henrique José da Silva. Os alunos Alan Bueno Santos, Arthur Fernandes Costa Ezequiel, Guilherme do Nascimento e Silva, que estão terminando o 2º ano do curso, fazem parte do grupo de desenvolvimento.

A embarcação é do tipo catamarã, construída a partir de dois caiaques, equipados (cada um) com um motor elétrico de 42 W. O painel fotovoltaico tem uma potência máxima de 125 W – com céu limpo, é suficiente para fornecer energia aos motores e carregar também duas baterias de 12 V/ 7 A, para utilização em momentos de céu nublado. O sentido do movimento do barco pode ser invertido. A velocidade é controlada pela rotação dos motores e a mudança de direção é obtida pela diferença de rotação e pela inversão, ou não, de cada motor de forma independente.

Características muito interessantes desta embarcação: é 100% silencioso, utiliza 100% de energia limpa e tem uma elevada autonomia. Trata-se de um projeto na linha da Mecatrônica Verde – uma das linhas de projeto do curso, que visa o desenvolvimento de sistemas que possam causar o mínimo impacto ao meio ambiente. A embarcação permite passeios relaxantes para duas pessoas que queiram desfrutar da tranquilidade da natureza.

Os ensaios realizados tiveram como objetivo: apresentação de resultados relativamente à robustez mecânica da estrutura do catamarã, à produção e consumo de energia elétrica e à capacidade de manobra da embarcação. Foi possível concluir que nos três aspectos a embarcação mostrou um desempenho muito positivo.

Confira aqui o vídeo.