Notícias

Livro organizado pela profa. Vera Abriata é lançado no Seminário de Semiótica


28
April 2015

As profas. Dras. Vera Lucia Rodella Abriata e Naiá Sadi Câmara, do Mestrado em Linguística, e a profa.Dra. Juliana Spirlandeli Batista Barci, do curso de Letras da Unifran,  participaram, de 22 a 24 de abril, do curso “Sémiotique  des formes de vie”, ministrado pelo semioticista francês Jacques Fontanille, na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.

Durante o  curso, houve o  lançamento do livro  Formas de vida: rotina e acontecimento,  organizado pelas profas. Dras Vera Abriata(Unifran), e Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento (Unesp). A obra é resultado do projeto de pesquisa interinstitucional “Formas de vida do brasileiro”. A coletânea traz textos que tratam do conceito de forma de vida. Entre eles encontra-se o artigo do semioticista Algirdas Julien Greimas, intitulado “O belo gesto”e do semoticista Jacques Fontanille, cujo título é “Quando a vida ganha forma”.

O livro tem ainda textos de docentes da USP, Unesp e da Unifran. Entre eles, destacam-se os artigos da profa.Vera Abriata, “Acontecimentos, paixão e formas de vida em Guimarães Rosa. Uma abordagem semiótica do conto Estoriinha”, da profa. Naiá, “Forma de vida no seriado de ficção televisiva Game of Thrones e da profa. Juliana Barci cujo título é GQ e Men’s health: o estilo gentleman de ser.