Língua de Sinais agora é disciplina obrigatória para o exercício do magistério

November 2006

linguasdentro.jpgLíngua de Sinais agora é disciplina obrigatória para o exercício do magistério

A partir de 2007, a Unifran oferecerá o curso de Letras Libras/Língua Portuguesa. O objetivo é a formação de profissionais para atuar no ensino de Libras, Língua Brasileira de Sinais, e como professores de língua portuguesa como segunda língua. Serão oferecidas inicialmente 40 vagas no período noturno.

O Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 criou uma demanda por profissionais com essa graduação até então inexistente no país. Segundo o decreto, a disciplina Libras, Língua Brasileira de Sinais, deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e também nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal, estadual e municipal.

A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser realizada em nível superior, em curso de graduação ou licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. “O curso de Letras da Universidade de Franca oferece aos graduandos uma tradição de mais de 30 anos na formação do profissional da linguagem, das línguas e da literatura e agora lança mais esta habilitação a fim de atender essa exigência do mercado”, explica a professora Lúcia Nassim, diretora do curso.

A grade curricular do curso contempla os conteúdos caracterizadores básicos do curso de Letras integrados aos conteúdos caracterizadores de formação profissional em Libras. Os estudos lingüísticos e literários são baseados na percepção da língua e literatura como prática social e como forma de manifestações culturais. Para os conteúdos em língua portuguesa haverá intérprete em Libras a fim de atender às necessidades dos alunos portadores de deficiência auditiva, parte do público que o curso pretende atender.

O curso tem duração de três anos. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail letras@unifran.br ou pelo telefone 0800-341212.