Notícias

Laboratório de Pesquisa da Unifran integra projeto nacional


14
January 2015

O Laboratório de Genética e Biologia Molecular da Universidade de Franca, sob a coordenação da Profa. Dra. Raquel Alves dos Santos, participará de um projeto nacional para estabelecimento de danos genéticos a partir de células da mucosa oral em seres humanos.

O projeto intitulado “Determinação da frequência basal de micronúcleos em células da mucosa bucal da população brasileira” é apoiado pela Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica e teve sua aprovação recentemente na Plataforma Brasil, órgão do governo federal que é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP/CONEP.

“O objetivo desse estudo é determinar os níveis basais de micronúcleos na população brasileira, avaliando as diferentes regiões do país. Contanto com a colaboração de laboratórios de pesquisa de diferentes partes do Brasil, pretende-se com esse projeto a avaliação interlaboratorial, intercâmbio de conhecimentos e oportunidade de discussão sobre as diretrizes do método, incluindo padronizações. A determinação da frequência basal de micronúcleos em mucosa bucal da população brasileira busca a aplicação do teste para o biomonitoramento humano e para avaliação de exposição ambiental e/ou ocupacional a agentes potencialmente mutagênicos, bem como para aplicação clínica como biomarcador precoce de doenças com bases genéticas”, afirma Raquel.