Notícias

Jornalismo da UNIFRAN concorre a prêmio nacional em Belém-PA


22
August 2019

Dois trabalhos desenvolvidos no Curso de Jornalismo da Universidade de Franca – UNIFRAN, estão classificados para a etapa nacional do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), concurso promovido pelo maior congresso de Comunicação do país, o Intercom, que serão apresentados nos dias 4 a 7 de setembro, em Belém-PA. Eles se credenciaram após vencerem a fase regional do concurso, realizada em Vitória-ES no início de junho.

“Sobre Nós” se classificou na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Produção Multimídia. Sob responsabilidade das estudantes Isabella Santos Souza, Marcella Dal Sasso, Laís Joazeiro e Jéssica Gonçalves, o trabalho aborda os entraves jurídicos, afetivos e sociais que dificultam a adoção de crianças negras, com deficiência ou mais velhas no Brasil. Além de um vídeo-documentário, as estudantes criaram uma página no Facebook e organizaram um evento em maio do ano passado, no Teatro Central da Unifran com a presença de especialistas no assunto.

Já o outro projeto, “[In]Visíveis”, é de autoria de Kétila Maria, Milena Fischer, Maria Júlia Blanco, Ana Flávia Teixeira, Júlia Paiva e Andressa Barros. Este venceu na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Projeto de Comunicação Integrada, ao apresentar uma revista com versão em Braille e um programa de rádio, todos os dois voltados à divulgação de ações em prol da inclusão social de pessoas com deficiência visual. Elas contaram com a colaboração de Pedro Medeiros, estudante de Publicidade e Propaganda, que fez a diagramação e arte-final da revista.

Na capital paraense, os dois projetos concorrem com os vencedores regionais. E em cada uma das modalidades, concorrem nas outras quatro regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul). Ambos tiveram a orientação dos professores Igor Savenhago e José Augusto Nascimento Reis, sob supervisão do coordenador do curso, Anderson Venâncio.

Para que a viagem a Belém seja possível, estudantes e professores têm o apoio institucional, se forma que a universidade concedeu suporte financeiro para custear os gastos.

 

Participação da UNIFRAN em crescimento

 

Desde 2015, os estudantes de Jornalismo da Unifran participam do Expocom. O concurso valoriza as melhores produções em mais de 60 modalidades de seis categorias. E o número de conquistas da UNIFRAN, que obteve em 2019 um recorde no número de trabalhos finalistas, tem crescido ano a ano.

Em 2015, um trabalho foi finalista. Em 2016, cinco foram finalistas, sendo que um trouxe o troféu de campeão regional. Em 2017, foram quatro finalistas, com dois troféus conquistados. Já em 2018, foram três trabalhos finalistas, com um troféu. E neste ano, sete trabalhos finalistas, com mais dois troféus.

Considerando as indicações de 2019, a UNIFRAN já soma 19, com seis conquistas. O desafio neste ano, é conseguir o primeiro título nacional.

 

Sobre o Expocom

 

O concurso, realizado pelo Intercom, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior do país no gênero, é dividido em duas fases: uma regional e outra nacional.

Na fase regional, recebe estudantes de todos os estados da Região Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo –, que apresentam os mais recentes estudos na área em seis categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio-TV-Internet, Cinema e Produção Transdisciplinar (esta última envolvendo trabalhos produzidos sob uma interface entre dois ou mais cursos).

O intuito é estimular o desenvolvimento educacional e científico nessas áreas. O concurso é considerado uma porta de entrada para a pesquisa e para o mercado de trabalho, já que permite a participação de estudantes a partir do primeiro ano de cada curso.

Estudantes envolvidas nos dois projetos juntas, acompanhadas pelos professores orientadores: Igor Savenhago (esq.) e José Augusto Reis (dir.)

 

Estudantes do projeto [In]Visíveis: da esq. para dir., Maria Júlia, Ana Flávia, Kétila, Júlia, Milena e Andressa, acompanhadas dos professores orientadores.

Estudantes do projeto Sobre Nós: da esq. para dir., Marcella, Jéssica, Lais e Isabella, acompanhadas dos professores orientadores.

 

O grupo que representará a Unifran em Belém-PA: Maria Júlia, o professor Igor Savenhago, Isabella e Kétila.