Jornada de Geografia e História

August 2007

historia250.jpg

A Unifran promove nos dias 22, 23 e 24 de agosto a Jornada de Geografia e História. Na abertura (22), às 19h45, no Teatro do Júri, acontece a abertura com o diretor de ambos os cursos Marcos Alves de Souza. Logo em seguida, o tema "Efeitos das mudanças climáticas na geopolítica global, regional e local", será debatido com a professora Ângela Maria Pimenta, doutora em Integração da América Latina: Brasil, Peru, Amazônia pelo Programa de Integração da América Latina (PROLAM) da USP.

O dia 23 foi reservado para que os alunos apresentem seus trabalhos de pesquisas,
dentro das "Comunicações Livres". Serão duas sessões, a primeira das 19h30 às 20h50
e a segunda sessão das 21h às 22h20, no Bloco Bordô.

Três mini-cursos encerram, no dia 24, a jornada. Das 19h30 às 22h30, no Bloco Bordô, o tema do mini-curso é "As novas abordagens da geopolítica no pós-guerra fria", ministrado pela professora Érica Winand, mestre e doutoranda em História e Cultura Política pela Unesp – Franca. O segundo mini-curso é sobre "A prática docente em história e geografia", sob o comando professor André Luiz Bastos mestre em Ciências Práticas Educativas pela Unifran. O terceiro e último mini-curso têm como tema "Os intelectuais e a política latino-americana no século XX: pesquisas em debate", ministrado pelos professores e mestres em História e Cultura política pela Unesp – Franca Milton Andreza dos Reis, Marcos Sorrilha Pinheiro, Lucas Mineiro Pinheiro e o Dr. Marcos Alves de Souza.

Os alunos interessados em enviar suas pesquisas voltadas para as áreas de prática de ensino, basta enviar o resumo do trabalho ao redor de quinze linhas, com tema, metodologia e fontes principais, para os respectivos e-mails geografia@unifran.br / historia@unifran.br .

As inscrições podem ser feitas na secretaria da universidade. Informações pelo telefone 0800-341212. Os participantes receberão certificado de Extensão Universitária.