Integrantes do Projeto Conhecendo a Cidade visitam a Unifran

December 2006

unifran250_1.jpg

Veja galeria de fotos

Mais de 100 integrantes do Projeto Conhecendo a Cidade, um parceria da Prefeitura Municipal de Franca, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) SUL, do Curso de Turismo da Unifran e da Viação São José, visitaram o campus da Universidade de Franca na tarde do dia 30 de novembro. Os participantes conheceram a Clínica de Odontologia da universidade, o espaço Poliesportivo e ainda assistiram a uma sessão de cinema com direito à pipoca.
O filme escolhido foi “Procurando Nemo”. “Optamos por este filme porque ele é de fácil entendimento e, de forma bastante lúdica, trata da questão da valorização da família, do problema da inserção social de portadores de necessidades especiais, entre outros valores essenciais ao desenvolvimento da cidadania”, explica Adriana Mantese Gaspari, diretora do curso de Turismo.
A grande maioria dos visitantes, incluindo crianças, adolescentes, adultos e até idosos, relatou ser a primeira vez que tiveram a oportunidade de entrarem em uma sala de cinema. “Foi emocionante ver a expressão de felicidade em cada rosto e saber que um ato tão simples marcou de maneira positiva a vida daquelas pessoas”, completa Adriana.

O Projeto Conhecendo a Cidade, que teve início em agosto de 2006, tem como objetivo promover a inclusão social através do Turismo. Os envolvidos no projeto detectaram que muitos moradores dos bairros Jardim Aeroporto I, II, III, e V, atendidos pelo CRAS SUL, não conheciam a cidade, ficando restritos à vida do bairro. A partir disso resolveram promover o turismo local, para mostrar os principais pontos turísticos da cidade, fornecendo a eles não somente uma visão turística, mas principalmente uma meta de vida a ser alcançada por meio do conhecimento de novos locais e novas oportunidades.