Inscrições abertas para o Projeto Escola de Fábrica

March 2007

escolagrande.jpg

O Jornal Comércio da Franca publicou, na edição do dia 11/12 de março, uma matéria a respeito do Projeto Escola de Fábrica, desenvolvido em parceria com a Unifran. Confira matéria abaixo.

Inscrições para o Escola de Fábrica começam amanhã

Os jovens que querem encontrar um caminho para ingressar no mercado de trabalho e aprender uma profissão acabam de ganhar uma oportunidade. A partir desta segunda-feira, começam as inscrições do programa Escola de Fábrica, desenvolvido em parceria pela Unifran (Universidade de Franca), governo federal e nove cidades da região. Por meio deste projeto, estudantes com idades entre 16 e 24 anos têm curso profissionalizantes e ainda recebem uma ajuda de custo de R$ 150 mensais.

Ao todo, foram abertas 220 vagas espalhadas pelos municípios participantes. Para se inscrever, os alunos devem levar cópia do RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento,comprovante de endereço, declaração da escola em que estuda e, para os homens, carteira de reservista. Só podem participar jovens com idades entre 16 e 24 anos que possuam renda per capita na família de R$ 525. As inscrições terminam dia 15.

A seleção será feita por meio de uma prova aplicada no dia 16 de março, às 14 horas, no mesmo local de inscrição. Serão 10 questões de múltipla escolha e uma redação. A classificação final será divulgada no dia 22. As aulas começarão na segunda semana de maio.

Os cursos terão duração de seis meses, divididos em duas etapas: aulas práticas (240 horas) e teóricas (360 horas), sendo grande parte delas passada dentro de indústrias. Foram abertas vagas para as áreas de agropecuária, têxtil, calçado, cerâmica, construção civil e instalações elétricas. Em Franca e Itirapuã serão formadas duas turmas, nas demais um grupo.

Na segunda e na terça-feiras, as inscrições serão feitas nas cidades de Franca (na Associação dos Engenheiros e Arquitetos, situada na Rua Voluntário Jaime de Aguillar Barbosa, 1270, Bairro Santa Rita); em Ibiraci (Prefeitura Municipal); Itirapuã (Prefeitura Municipal) e Cássia (Casa da Cultura).

Na quarta e quinta-feiras, as inscrições continuam em Santo Antônio da Alegria (escola “Cônego Macário de Almeida”); Cristais Paulista (escola “João de Faria”), Patrocínio Paulista (escola “Luís de Andrade de Freitas”), Guará (Sec. de Educação) e Ipuã (Sec. de Educação). Os professores de história, geografia, gramática e matemática interessados em participar do programa dando aulas também poderão se inscrever nos mesmos locais.