Informações sobre o vírus H1N1 – Gripe Suína

July 2009

Gripe_Suina.jpgO vírus Influenza H1N1, popularmente chamado de Gripe Suína, é uma realidade. O número de mortos pela nova gripe no Brasil chegou a 731, sendo 261 vítimas no Estado de São Paulo. O vírus pode ser pego em qualquer cidade e local, isso inclui uma Universidade, espaço onde circulam pessoas de várias partes do país.

Em decorrência da epidemia, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota oficial recomendando o retorno das aulas para o dia 17 de agosto. A Unifran avaliou a referida solicitação e decidiu, como medida preventiva, atender o pedido com o objetivo de reduzir a transmissão do vírus H1N1.

Alunos do curso de Enfermagem da Unifran realizaram no dia 17 ação preventiva/informativa sobre o vírus Influenza H1N1 em todas as salas de aula do campus universitário.

Em caso de sintomas semelhantes aos da nova gripe, procure um médico antes de frequentar ambientes públicos. As gestantes devem permancer afastadas das atividades escolares. As faltas serão abonadas mediante atestado de gravidez, que poderá ser entregue posteriormente.

Abaixo orientações básicas sobre como evitar o novo vírus. Atentar às infomações é uma forma de prevenção e de possibilidade de manter um ambiente livre do vírus.

1) Se você estiver gripado em épocas de epidemia evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados. Caso tenha apresentado um quadro gripal (com febre alta) e tiver mantido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.

2) Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver sentir os primeiros sintomas de gripe. Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado. Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os no lixo.

3) Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral. Depois de tossir ou espirrar lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel.

4) Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas. Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.

5) Não beba diretamente de garrafas ou latas, prefira canudinhos. Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.

6) Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo com a temperatura baixa.