II JIG: importante participação do Mestrado em Linguística

June 2016

Membros do grupo de pesquisa em semiótica francesa “Actantes”, do Mestrado em Linguística da UNIFRAN, apresentaram, na II Jornada Internacional de Entretenimento Transmídia, realizada na Universidade federal de São Carlos (UFSCAR), no dia 18 de maio de 2016, a comunicação intitulada “Semiótica e multiplataformas”.

A apresentação reuniu os trabalhos orientados pela profa. Dra. Naiá Sadi Câmara que são desenvolvidos no campo de investigação “Semiótica, mídia e ensino”. Partindo do instrumental teórico-metodológico oferecido pelos desenvolvimentos atuais da semiótica, e mantendo uma relação interdisciplinar com as teorias da área das Ciências Sociais Aplicadas e teorias da Comunicação Social, o objetivo das comunicações  foi o de analisar as especificidades discursivo-textuais dos enunciados midiáticos audiovisuais produzidos nas esferas da educação e do entretenimento a partir da identificação de suas estratégias de interação, do seu estatuto de prática semiótica, de formas de vida e de objeto transmídia.

Participaram da mesa de trabalhos da UNIFRAN, os alunos do mestrado Gilberto Pereira Salgado Júnior  e Flávia Furlan Granato, os alunos de iniciação científica Dayana Banharelli e Nathália Qualigliato, todos orientados pela profa. Naiá. A aluna Natália Qualigliato, do curso de Letras (Tradutor e Intérprete), foi a tradutora oficial do evento. A profa. Naiá, uma das organizadoras do evento, apresentou ainda o trabalho intitulado “Letramento transmídia: um estudo das práticas de formação de professores”, em mesa formada pelo grupo de pesquisa Geminis (UFSCAR) do qual é participante.