Idosos de uma instituição de longa permanência (ILPI) visitam a Unifran

June 2018

Os idosos realizaram diferentes atividades, que envolveram parceria com os cursos de Psicologia, Educação Física, Nutrição, Gastronomia, Fisioterapia e o PPG em Promoção de Saúde da Universidade de Franca.

Por intermédio do PPG em Promoção de Saúde, a UNIFRAN tornou-se integrante da Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (REBRAUPS) e também da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS). Desse modo, diferentes projetos e ações têm sido implantados na instituição, visando o bem-estar e qualidade de vida das pessoas que aqui trabalham, estudam ou que aqui vêm em busca de atendimento e orientação em seus diversos setores serviços prestados junto à comunidade externa.

Mas para além destes serviços, diversas iniciativas preconizadas pela lógica das Universidades Promotoras têm sido implantadas e têm envolvido o protagonismo dos alunos, visando que estes aprendam o valor da responsabilidade social em atividades que requerem criatividade e iniciativa, pautadas pela ética do cuidado.

As alunas do curso de Psicologia Letícia Natália de Oliveira e Maria Eugenia Martiniano, organizaram a vinda destes idosos que conheceram o campus, ocasião em que desenvolveram atividades físicas e se submeteram a uma avaliação motora, realizadas por alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Ao final da visita, degustaram um delicioso lanche preparado pelos alunos da Nutrição e Gastronomia.

Desta forma, as parcerias entre os cursos de graduação e o PPG em Promoção de Saúde estão sendo cada vez mais comuns e visam ampliar a participação e o envolvimento da comunidade acadêmica em outras ações e projetos, consolidando assim, a inserção desta IES no cenário das universidades comprometidas coma função social, bem-estar e saúde de todos seus membros.