História do jornalismo brasileiro é tema de seminários

June 2009

newspaper.jpgOs alunos do 1º ano de jornalismo da Universidade de Franca realizam na sexta-feira (5), na sala 601, do bloco branco, a partir das 19 horas, a apresentação de seminários sobre a história do jornalismo no Brasil. Fases que abrangem os primórdios da imprensa no país, do período colonial à época do Império, a presença no início da República, na Revolução de 1930, durante o Estado Novo (1937-1945), as relações com a ditadura militar (1964-1985) e o fenômeno da imprensa alternativa serão os temas abordados.

O evento, que mobilizou os estudantes de jornalismo da Unifran na pesquisa de dados e referências históricas, se insere no conteúdo da disciplina Introdução ao Jornalismo, que tem o propósito de estimular o debate sobre a problematização dos aspectos políticos, econômicos e sociais que acompanharam o processo de consolidação da imprensa brasileira e mundial.

Entre os seminários organizados, o intitulado “Jornalismo na ditadura militar” contará com a participação dos jornalistas Antônio de Pádua e Paulo Fernando Gonçalves. Ambos profissionais vivenciaram os anos de chumbo e irão relatar suas experiências aos alunos de Jornalismo e dos cursos de Publicidade e Propaganda e História, também convidados a participar do debate. A conferência é aberta a todo público universitário.