Hipertensão: Perigo Silencioso. Veja como foi o evento

May 2019

A Universidade de Franca – UNIFRAN, por meio do Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde (PPGPS), que integra a Rede Brasileira de Universidades Promotoras de Saúde (ReBraUPS) e a Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), realizou no último 25 de abril, o evento “Hipertensão: Perigo Silencioso” em comemoração ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão.

O evento teve como objetivo ampliar as discussões a respeito dessa enfermidade, que tem crescido consideravelmente nos últimos anos em um nível mundial, alertando para os fatores de risco e apontando caminhos de prevenção, controle e promoção da saúde para portadores da doença, especialmente através do exercício físico.

A professora Dra. Eliane Aparecida de Castro, bolsista CAPES de pós-doutorado do PPGPS da UNIFRAN, abriu a discussão com a palestra “Panorama da hipertensão no Brasil e no Mundo”, seguida do professor Dr. Bernardo Petriz, professor Titular e Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário UDF, que abordou a temática “Influência do exercício físico na prevenção e controle da hipertensão”.

O evento vem de encontro ao 3º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, o qual destaca a necessidade de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, com a pretensão de, até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, como é o caso da hipertensão, via prevenção e tratamento.