Grupo de Promoção de Saúde viabiliza atividade de Educação no trânsito no 15º BM

June 2018

A Universidade de Franca, que faz parte da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), vem desenvolvendo atividades com toda a comunidade acadêmica, assim como diversas ações com parceiros extramuros em prol da promoção da saúde.

A Profa. Dra. Lilian Gomes Nascimento, docente do PPG em Promoção de Saúde, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, fez contato com a diretora Sandra Gonzalez de Castro da Escola Descobrindo o Mundo (escola de educação especial para jovens com deficiência intelectual, mantida pela Unifran) e com o Tenente Régis, comandante do departamento de trânsito do 15º Batalhão da Policia Militar do Interior (BPM-I), afim de viabilizar a participação dos alunos dessa escola no Projeto Criança no Batalhão, desenvolvido com crianças e jovens sobre educação no trânsito e prevenção ao uso de drogas.

No dia 15 de junho de 2018, cerca de 25 jovens com deficiência intelectual, acompanhados de monitores e estagiárias do curso de Pedagogia da Unifran, da diretora e da Profa. Márcia Fernandes Miron foram até o 15º BPM-I conhecer as instalações da PM. Em especial, os participantes ficaram encantados com a apresentação do Canil e com a esperteza e o faro treinado do cachorro Bono. Na sequência, eles participaram de uma palestra com uma linguagem de fácil acesso referente aos perigos do uso de drogas e depois participaram ativamente de uma oficina sobre os perigos do trânsito.

Na ocasião, voluntários se fantasiaram de super-heróis e deixaram o momento ainda mais descontraído para a participação de todos. Tirar fotos com Batman, Capitão América, Homem Aranha e Homem de Ferro já esperava-se ser divertidíssimo, mas o fato destes jovens pedirem para tirar fotos com os PMs foi o que marcou a todos, mostrando o apreço que esta corporação representa para nossa nação e que eles também são considerados heróis aos olhos de nossos queridos estudantes.

Após a realização das atividades no batalhão, três PMs acompanharam os participantes até a sede da Escola Descobrindo ao Mundo, parando o trânsito para garantir a passagem com segurança dos jovens pelas ruas de Franca. Ao chegar na sede da escola, a diretora Sandra, fez questão de convidar os policiais que fizeram a escolta no trajeto para conhecer as instalações e o trabalho realizado com estes jovens. Vários alunos quiseram mostrar o caderno para os PMs com o intuito de provarem aos seus heróis que são de fato bons estudantes. Com todo carinho e atenção, eles atenderam aos pedidos e ainda ouviram a promessa que na próxima visita os cadernos estariam ainda “mais lindos”.

Foi a primeira vez que jovens com deficiência intelectual visitaram o 15º BM, o que tornou esta visita um momento único, onde a vivência possibilitou um aprendizado a ambos. Esta foi uma manhã memorável, a qual mesmo seguindo todos os rigores de uma área militar mostrou-se muito descontraída, os jovens também puderam aprender um pouco mais sobre o trabalho da PM e os membros da corporação também puderam aprender acerca das capacidades e habilidades de jovens com deficiência intelectual.

Deixamos aqui nosso agradecimento à coordenação da Escola Descobrindo ao Mundo e aos policiais do 15 BPM-I.