Notícias

Grupo PARE marca presença em Congresso de Retórica na Argentina


02
July 2015

O Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica), sediado na UNIFRAN, teve uma significativa participação no “II Congresso Internacional de Retórica e Interdisciplina – La Cultura y sus Retóricas” em Villa María, Córdoba, Argentina, ocorrido entre os dias 22 e 26 de junho de 2015.

Cinco integrantes do grupo participaram do evento, compondo uma mesa, apresentando trabalhos individuais e participando de cursos. Os professores doutores Maria Flávia Figueiredo e Fernando Aparecido Ferreira (ambos líder e vice-líder do PARE) compuseram a mesa “Som, imagem e palavra: interfaces possíveis na constituição da persuasão”, que também contou com as professoras doutoras, membros do mesmo grupo, Maria Sílvia Rodrigues-Alves e Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues. Os pesquisadores apresentaram, na mesa e individualmente, trabalhos que versam sobre o discurso político, o desenho animado, a prosódia e a escrita científica, tendo como objetos de estudo as campanhas presidenciais de Dilma Rousseff, um curta-metragem de animação brasileiro, a série infantil espanhola Pocoyo e trabalhos acadêmicos.  Guilherme Beraldo de Andrade, outro integrante do grupo, apresentou um trabalho individual sobre a Retórica em perspectiva histórica. Também representando o Brasil no evento, o professor e advogado Acir de Matos Gomes (docente do curso de Direito da UNIFRAN), expôs trabalho tratando do discurso jurídico envolvendo a questão da homoafetividade.

Além de exporem suas investigações, os pesquisadores ainda participaram de cursos ministrados no evento por nomes de referência do estudo da Retórica na América Latina, como Dr. Gerardo Ramírez Vidal (UNAM – México e Presidente da Organización Ibero-americana de Retórica) e Dra. María Alejandra Vitale (UBA – Argentina e Presidente da Asociación Latinoamericana de Retórica).