Grupo de Teatro: Unifran seleciona novos integrantes

February 2006

ulisses.gifUlisses Lopes, diretor do grupo de teatro da Unifran estará no dia 22 de fevereiro, às 19h10, no Teatro Central da universidade onde receberá interessados em participar do elenco.

O curso oferecido pela Universidade é gratuito e está aberto para toda a comunidade de Franca ou da região. O interessado deve ter mais de 13 anos de idade e que apresente, por três minutos, uma poesia, um monólogo ou dança. “Não existe esse lance de seleção, optei por essa apresentação para verificar o nível da pessoa e o real interesse de fazer parte de um grupo que tem um compromisso com a arte”, justifica o diretor.

Ulisses explica que o grupo de teatro tem como objetivo fazer com que o teatro dentro da universidade seja um referencial qualitativo e cultural não só para Franca e região, como também seja um espaço de pesquisa de arte e criação para todos os próprios cursos da universidade (letras, comunicação, arquitetura, psicologia, artes, pedagogia, moda, etc).

Para o diretor teatro é jogo, relação com o outro, trabalho em equipe., por isso o curso trabalha o desenvolvimento e a ampliação da capacidade de expressar idéias em grupo, exercida a partir dos recursos de cada indivíduo. “É um mergulho descontraído na vivência artística, além de contribuir para a formação de pessoas dispostas a liberar suas energias”, diz.

grupoTeatro.gif

O grupo de teatro da universidade conta em seu repertório de uma peça baseada em Nelson Rodrigues, como o premiado “Mito”, com outra dedicada à vida e obra de Cândido Portinari – Portinarizen.Um espetáculo baseado no romance de Eça de Queiroz, “Primo Basílio” e com o recente “Solos de Bandeira, de Manuel Bandeira, além de outras performances. “Para esse ano vamos desenvolver uma peça de Guimarães Rosa e uma peça infantil”, finalizou Ulisses.

Ulisses Lopes é responsável há sete anos pelo grupo de Teatro da Unifran. Sua formação teatral vem desde 87, em São Paulo, no maior centro de pesquisa teatral da América Latina, o CPT, com Antunes Filho e outros mestres do teatro brasileiro.