Grupo de pesquisas em Produtos Naturais da Unifran inaugura laboratório de avaliação antiparasitária in vitro

October 2008

lab250.jpgO grupo de Pesquisas em Produtos Naturais da Unifran (GPNUF) inaugurou, neste mês de outubro, o Laboratório de Avaliação Antiparasitária, onde serão realizados testes para avaliação in vitro de compostos contra algumas doenças parasitárias negligenciadas, como a esquistossomose, a doença de Chagas e a Leishmaniose. Sob a coordenação do Prof. Dr. Ademar Alves da Silva Filho, o laboratório será utilizado pelos alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em Ciências e também pelos alunos de iniciação científica dos diversos cursos de graduação da área químico-biológica da Unifran para a realização de pesquisas científicas, antes realizadas na USP de Ribeirão Preto.

O laboratório, financiado com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), possui vários equipamentos de ponta e junto ao da USP-Ribeirão, são os únicos na região a fazerem esse tipo de pesquisa, recebendo amostras até do exterior para a avaliação antiparasitária.

“É uma enorme contribuição para a formação acadêmico-científica dos nossos alunos, pois agora eles podem realizar todo o processo destas pesquisas em nosso laboratório", explica o professor Ademar. O grupo, que conta com o apoio de pesquisadores da USP, realiza ensaios contra Leishmania amazonensis e Schistosoma mansoni, mas em breve serão analisados contra outros parasitas, como o Trypanosoma cruzi.