Geografia: mais uma novidade da Unifran

November 2006

geografiadentro.jpgNovo curso atende a demanda da nova lei que torna obrigatória a presença da matéria no currículo escolar do ensino médio

Diante dos novos desafios ambientais, como o controle regional das emissões de carbono no globo, a Universidade de Franca lança mais uma graduação voltada para a área de formação de educadores, Em 2007, a Unifran inicia sua primeira turma de licenciatura em Geografia. O curso é noturno, com duração de 3 anos, e há 60 vagas.

O diretor do curso na Unifran, Prof. Dr. Marcos Alves de Souza, explica que “o egresso em Geografia cada vez mais tem sido solicitado a expressar sua formação especializada na relação entre o homem e o meio”, pois “a análise de impactos ambientais tem sido uma função privilegiada do graduado em Geografia”.  Os alunos da licenciatura, de acordo com o Prof. Souza, “tem um papel fundamental na conscientização das presentes e futuras gerações sobre a urgência no estabelecimento de uma relação mais harmônica entre as necessidades materiais humanas e o tempo necessário para que a natureza se recupere”.

Os profissionais de Geografia podem ministrar aulas no ensino médio em escolas públicas e privadas; prestar consultorias à empresas sobre o impacto ambiental de projetos e estudos geoeconômicos; auxiliar órgãos públicos, ONGs ou empresas privadas no planejamento físico-espacial urbano e regional e no planejamento turístico. Além disso, o egresso do curso encontra-se apto a desempenhar funções nas áreas de cartografia, produzindo mapas temáticos, e de geoprocessamento. A grade curricular do curso capacita o aluno para a discussão e solução de problemas concernentes aos recursos naturais do país, tanto em nível regional quanto nacional.

O processo seletivo 2006 da Universidade de Franca (Unifran) será realizado em duas datas e vai atender a regiões distintas. Nas cidades mineiras de Formigas, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, e Varginha, e em Vitória da Conquista, na Bahia, a seleção ocorre no dia 18 de novembro e o prazo para inscrições se encerra no dia 10 de novembro. Já em Franca (SP), Barretos (SP) e Ituverava (SP), a data da avaliação é 02 de dezembro, e a inscrição vai até o dia 24 de novembro. Os candidatos podem ser avaliados e classificados por prova; via resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou por análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. Outras informações pela Central de Atendimento (0800-341212 e 0800-701-9911) ou pelo site www.unifran.br.