Expressiva participação da Unifran na 38ª Reunião da SBQ

June 2015

A 38ª reunião da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) foi realizada no período de 25 a 28 de maio, em Águas de Lindoia-SP. É considerada a maior e mais representativa reunião científica na área de química no país, e contou com a presença de renomados pesquisadores do Brasil e do exterior, dentre eles, o Prof. Avram Hershko, Prêmio Nobel de Química de 2004.

Participaram do evento, 23 discentes da Unifran, de graduação a pós-graduação, além de pesquisadores do programa de pós-graduação em Ciências. Segundo a pró-reitora de pesquisa, Profa. Dra. Katia Jorge Ciuffi, palestrante na sessão coordenada de química inorgânica, “o grupo de alunos da Unifran representou muito bem nossa instituição, todos estavam muito empenhados em apresentar com muita seriedade os resultados de suas pesquisas que são desenvolvidas na Instituição, dentro dos mais rígidos princípios de ética”.

A aluna Thais Cintra, bolsista de iniciação científica da FAPESP e que cursa Engenharia Química, estava muito entusiasmada pela primeira presença no congresso. “Apresentar o trabalho que desenvolvo aqui na Unifran foi muito motivador e uma responsabilidade muito grande, pois tive que fazê-lo a vários avaliadores, que são renomados pesquisadores de diversas instituições do Brasil, e creio que assim o foi para cada aluno da Unifran, pois tínhamos a responsabilidade maior de representar nosso grupo de pesquisa, nossos orientadores e, sobretudo a Unifran, além da Universidade de Salamanca-Espanha, com a qual desenvolvemos trabalho de colaboração (Projeto FAPESP e CAPES)”.

Segundo a aluna Raquel Faleiros Nogueira, do 3º ano de Engenharia Química, “foi muito importante verificarmos que o trabalho desenvolvido por nós, tem uma qualidade comparável ao que é desenvolvido nas grandes universidades do mundo inteiro, e nos sentirmos bem preparados durante a avaliação foi uma prova e o reconhecimento de todo nosso esforço”.

Outro palestrante da Universidade de Franca foi o Prof. Dr. Eduardo Nassar que proferiu palestra na segunda sessão coordenada de química inorgânica, com o tema “Terras Raras e o Ano Internacional da Luz”. Em sua exposição, enfatizou a contribuição desses elementos usando suas propriedades de emissão de luz nas diversas áreas, mostrando também a contribuição de nossas linhas de pesquisas na preparação de luminóforos para aplicações em LEDs, diagnósticos por imagens, carreadores de fármacos para o tratamento de câncer. Segundo o Prof. Nassar, “este último tema foi bastante discutido durante todo o congresso, isso nos deixa no mesmo nível de pesquisadores renomados de todo o país, mostrando o alto nível dos trabalhos desenvolvidos na Unifran”.

Os professores Wilson Roberto Cunha, Ana Helena Januário, Patrícia Pauletti e Vladimir Constantino Heleno, também estiveram nas sessões de Química de Produtos Naturais e Química Biológica. “A participação dos estudantes e professores na apresentação de inúmeros trabalhos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa demonstra o apoio da Instituição na pesquisa de ponta”, informou Cunha.

O coordenador e vice-coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências, Prof. Dr. Sérgio Ambrósio e Prof. Dr. Rodrigo Veneziani, participaram do workshop, A Pós-graduação em Química no Brasil; “este foi um momento importante para conhecimento das diretrizes e rumos que os programas de PG na área de química devem seguir”, concluiu Ambrósio.

noticia_SBQ