Ex-alunos do curso de Nutrição são contratados logo após a formatura

February 2006

nutricao.jpgO curso de Nutrição da Unifran formou a primeira turma no final de 2005 e a maior parte de seus ex-alunos já formam imediatamente contratados para trabalhar em diversas empresas da região. De acordo com Lucia Pelizer, diretora do curso, a rápida inserção dos formandos no mercado de trabalho mostra a qualidade do ensino oferecida pela universidade. "Temos vários diferenciais na nossa metodologia que facilitam o aprendizado e capacitam os recém-formados para o dia-a-dia da atividade profissional", explica a diretora.

Lúcia explica que o curso de Nutrição da Unifran primeiro apresenta ao aluno o indivíduo sadio, o processo saúde-doença e a composição e propriedades dos alimentos. O segundo passo é mostrar o processo de alimentação e nutrição como prevenção, manutenção e tratamento de saúde. Sempre seguindo uma ampla visão ética da profissão e observando aspectos sócio-econômicos e culturais da população.

No Laboratório de Técnica Dietética e Tecnologia de Alimentos, Bromatologia, Higiene de Alimentos e Avaliação Nutricional os alunos desenvolvem pesquisas e colocam em prática o conteúdo teórico. A partir do terceiro ano do curso iniciam-se os estágios curriculares em Nutrição Social, Nutrição em Unidades de Alimentação e Nutrição e, ainda, Nutrição Clínica, implementados através de convênios com Hospitais, Prefeituras e Indústrias de Franca e região. Acompanhados por um docente, os alunos também prestam consultoria em nutrição e, no Laboratório de Avaliação Nutricional, atendem pacientes das Clínicas da Universidade de Franca dando assistência nutricional para cada caso.

O curso requer mais de 700 horas de estágios, o que só é possível em uma universidade que tenha convênios sólidos no mercado. A ex-aluna Walceana Santos Rosa, de São Sebastião do Paraíso, é uma das recém-formadas que foi admitida pela empresa onde fez estágio, a Nutriindústria, uma rede de restaurantes com matriz em Franca. De acordo com Walceana, a Unifran dá uma excelente base aos estudantes para que eles possam se destacar no mercado de trabalho, mas é necessário que os alunos correspondam e se dediquem. "A universidade dá a oportunidade e cabe aos alunos aproveitarem ao máximo a época do estágio para aprender e tirar as dúvidas com os professores. A área clínica da Unifran foi fundamental para a minha formação", opina Walceana.

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones: 0800 341212 ou (16) 3711-8828, no site www.unifran.br ou ainda pelo e-mail nutricao@unifran.br.