Ex-aluno de Arquitetura lança livro sobre cruzeiros marítimos

February 2008

porfirio250_1.jpgO ex-aluno de Arquitetura da Unifran Bernardo Alencar Cunha Porfírio, teve seu livro Guia de Cruzeiros Marítimos publicado pela editora PubliFolha.

Bernardo se formou em 1999 e atuou como arquiteto até em aeroportos. Mas sua verdadeira paixão são as viagens de navios. "Morei em várias capitais brasileiras e até mesmo no exterior durante minha vida. Toda essa minha mudança me levou a sempre buscar conhecer lugares novos. E encontrei no navio essa forma de explorar o mundo", conta. Natural de São Paulo, Porfírio veio a Franca para cursar Arquitetura e, após formado, se mudou para o Rio de Janeiro para trabalhar na Organização de Aviação Civil Internacional – OACI – do Rio de Janeiro. Lá, também, fez MBA em Hotelaria, Turismo e Entretenimento.

Desde 2004 trabalhando em Navios, o jovem começou sua carreira em alto-mar pela Carnival Cruise Lines, em 2004 e, então, iniciou sua carreira na MTN Telecomunicações, empresa que presta serviços de telecomunicações.

A idéia de lançar o livro surgiu após Porfírio receber convite para ministrar palestra sobre Cruzeiros Marítimos, em Mogi das Cruzes. Como percebeu que as fontes de informação sobre o tema eram extremamentes limitadas dentro de bibliotecas, seu próximo passo foi começar a escrever sua obra, dentro do navio onde trabalhava na ocasião, entre janeiro de maio de 2007. Então, a Folha aprovou, em quatro semanas, o trabalho, e o publicou em novembro do mesmo ano.

Todo o conteúdo de Guia de Cruzeiros Marítimos é voltado para passageiros. "Nele, o passageiro pode encontrar qualquer assunto relacionado aos cruzeiros: como funcionam, quanto se gasta, quais as melhores opções e muito mais", adianta.

Para aqueles que trabalham ou desejam trabalhar dentro de navios, Porfírio irá lançar, em maio, um site voltado exclusivamente para os tripulantes com todas as informações necessárias.

O jovem também mantém um blog atualizado com algumas curiosidade pessoais e profissionais ao longo de sua vida. Para acessar, clique aqui.