Evento com 2080 jovens marca início profissionalizante do Consórcio Social da Juventude

July 2008

evento250_3.jpg

Veja fotos (tiradas por Rose Vital) do evento

A Ecofran (Associação de Ecologia e Pesquisa de Franca) órgão ligado à Unifran (Universidade de Franca), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego realizaram no dia 29, às 15h, no Centro Esportivo da universidade, a aula inaugural do Módulo Profissionalizante do Consórcio Social da Juventude – Identidade Própria.

O evento contou com a presença dos 2080 jovens inscritos no projeto, professores, parceiros, imprensa, prefeitos, coordenadores, secretários, e outras autoridades de todas as 33 cidades envolvidas na ação além de representantes do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. “A aula inaugural tem por objetivo iniciar o segundo módulo de qualificação com o pé direito, fazendo com que nossos alunos percebam de forma ainda mais convicta o quão importante é esta oportunidade em suas vidas”, disse o professor Antonio Mauro Alves, responsável pelo setor de Relacionamentos e Vendas da Unifran e coordenador do Consórcio Social da Juventude.

As aulas do Módulo Profissionalizante serão ministradas na Universidade de Franca às terças, quartas e quintas feiras (das 13h30 às 17h30) e aos sábados (das 8h30 às 17h30), reunindo os jovens de todos os 33 municípios. A matriz curricular do Projeto oferecerá as seguintes áreas de profissionalização: Rotinas Administrativas, Agronegócio, Gastronomia, Artesanato, Beleza e Estética, Atendimento ao Público, Construção Civil e Turismo e Hospitalidade. É importante ressaltar que o projeto possui, como meta principal, a inserção destes jovens no mercado de trabalho após o término dos módulos, oferecendo aos mesmos a oportunidade do primeiro emprego.

O Consórcio Social da Juventude integra o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE) e iniciou seus trabalhos com os 2080 jovens dos 33 municípios da macro-região de Franca no dia 05 de maio de 2008, com o Módulo de Qualificação Básica, constituído de 200 horas/aula nas seguintes disciplinas: Português, Matemática, Práticas Esportivas, Saúde e Qualidade de Vida, Ética e Cidadania, Cooperativismo, Empreendedorismo e Inclusão Digital.

A proposta do programa é qualificar profissionalmente jovens com idades entre 16 e 24 anos em busca do primeiro emprego. Além do material didático gratuito, os estudantes receberão R$ 100 por mês, através do Ministério do Trabalho