Notícias

Entenda como trabalhar e estudar e se dar bem nas duas coisas


22
July 2019

A educação é um excelente investimento para o futuro. Porém, muitas pessoas precisam trabalhar e estudar, o que se torna um grande desafio para a produtividade e organização. Sem um bom planejamento, a intensidade da jornada dupla pode levar ao cansaço físico e mental e prejudicar as duas atividades.

Além da questão financeira, fazer um estágio ou trabalhar durante a graduação ou pós-graduação é importante para ter uma maior vivência com a profissão. Isso permite que você una teoria e prática — ponto fundamental para se tornar um profissional completo.

Para que você não tenha que abrir mão do seu futuro, preparamos algumas dicas sobre comotrabalhar e estudar e ter sucesso nas duas atividades. Continue a leitura e confira!

 

Tenha organização

 

Para ter um bom desempenho tanto no trabalho quanto nos estudos, é importante manter a organização. A disciplina e a sistematização das suas atividades influenciam diretamente o bem-estar e a qualidade de vida pessoal e profissional.

A principal dica, aqui, é usar o seu tempo de forma inteligente, para que você não se surpreenda com imprevistos e desorganização. Além disso, ser organizado evita que você deixe tudo para a última hora e tenha que perder horas de sono para estudar.

Primeiro, compreenda sua rotina atual e veja como é possível adaptá-la aos novos hábitos. Para isso, distribua seu tempo entre trabalho, estudo e lazer. Lembre-se de que você é responsável pelo cumprimento da sua agenda, por isso, organize os compromissos de forma que seja possível realizar todas as atividades com calma.

 

Otimize seu tempo

 

Definir momentos para o estudo e para a jornada de trabalho é difícil para quem precisa aliar as tarefas. É comum que você perca o foco ao iniciar as atividades, e o tempo nunca pareça ser o suficiente — e isso pode causar desânimo e frustração.

Por esses motivos, é fundamental saber otimizar o tempo que você tem disponível durante a semana. Uma boa ideia é colocar a Técnica Pomodoro em prática. Ela consiste em realizar uma única tarefa com foco total durante 25 minutos e fazer uma pausa de 5 minutos.

Você pode adaptar os ciclos de tempo de acordo com a sua necessidade. O importante é que você consiga se manter focado na atividade que precisa realizar pelo período que definir. Independentemente do método que escolher, otimizar o tempo é fundamental para manter o corpo saudável e a mente ativa.

 

Mantenha a motivação

 

A motivação é essencial para qualquer pessoa se mobilizar na busca pelos seus objetivos. Essa força deve partir de dentro e surge por algum estímulo, motivo ou razão que seja importante para você. Por isso, manter-se motivado é o motor que ajuda a enfrentar as dificuldades que surgem com a necessidade de trabalhar e estudar.

Comece listando os motivos pelos quais você precisa conciliar as atividades. Lembre-se da importância de se formar e como isso pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira. Pense sempre positivo e aproveite essa etapa para aprender a superar desafios e para conhecer melhor os seus limites.

 

Tenha uma estratégia de estudos

 

Cansaço e falta de concentração são sensações comuns para quem precisa trabalhar e estudar todos os dias. Para evitar esse problema, existem diversas estratégias que você pode adotar para aumentar seu desempenho e foco nas atividades.

Você também pode criar sua própria estratégia, de forma que ela se encaixe na sua rotina e deixe seu dia a dia mais prazeroso. Veja algumas dicas que ajudam a deixar a rotina acadêmica mais produtiva:

 

  • distribua as matérias e obrigações mais difíceis ao longo da semana, optando pelos horários que você temmaior rendimento;
  • se for possível, monte sua grade curricular na faculdade de acordo com os dias que você tem mais tempo livree se sente mais motivado. Evite colocar disciplinas difíceis no final da semana, pois você pode estar mais cansado;
  • comece estudando em períodos curtos, até conseguir se acostumar com a rotina e desenvolver condicionamento mental suficiente para estudar em um tempo maior;
  • ao estudar em casa, escolha um ambiente arejado, fresco, silencioso e livre de distrações;
  • use o tempo disponível para se concentrar apenas nos estudos. Para isso, desligue o celular, desconecte as redes sociais e bloqueie sites que podem causar distração, caso seja necessário usar a internet;
  • monte um grupo de estudos. Assim, é possível a acompanhar melhor os conteúdos estudados em sala de aula.

 

Use a tecnologia a seu favor

 

Sem um uso correto, a tecnologia pode se tornar uma grande inimiga da produtividade. Usar o tempo livre para atualizar as redes sociais, por exemplo, pode resultar em matérias atrasadas no final do semestre.

Por outro lado, é possível utilizar alguns aplicativos para otimizar os estudos e melhorar a produtividade. Conheça algumas opções que você pode baixar para transformar a tecnologia em uma grande aliada do trabalho e dos estudos.

Evernote

 

Evernote é uma ferramenta muito intuitiva que reúne todas as suas informações importantes em um único lugar. Dessa forma, ela funciona como um banco de dados pessoal no qual é possível consultar suas tarefas diárias.

A grande vantagem desse aplicativo é que ele permite salvar anotações, textos, fotos, desenhos, vídeos e áudios. Assim, você pode adaptar as funcionalidades de acordo com a sua necessidade e estilo de trabalho.

 

Trello

 

Trello é indicado para quem precisa organizar atividades por ordem de importância ou de realização. Por meio de quadros, as tarefas podem ser classificadas em “feitas”, “em andamento” ou “para fazer”. Também há espaço para as demandas profissionais.

Outro ponto positivo é que a ferramenta permite que as listas sejam compartilhadas com outros usuários. Dessa forma, fazer trabalhos em grupo fica muito mais fácil.

O aplicativo ainda fornece um gráfico com o seu desempenho ao fim do dia ou da semana, com o objetivo de incentivar o usuário. A ferramenta também traz informações e notícias sobre a área da educação.

Trabalhar e estudar é uma alternativa para quem precisa concluir o ensino superior ou se especializar na área de atuação, mas tem pouco ou nenhum auxílio financeiro. Assim, conciliar as duas atividades permite avançar na carreira e ter uma condição de vida melhor. Lembre-se de que esse período passa e todo esforço se torna experiência para o futuro!

Gostou deste post? Então, não deixe de complementar a leitura e entenda por que a atualização profissional é tão importante no mercado de trabalho.