Engenharia Mecatrônica no Mundo Visionário das “Cidades Inteligentes”

March 2017

Os alunos do 9º período do curso de Engenharia Mecatrônica da UNIFRAN, juntamente com os professores e coordenadores, foram convidados a apresentar dois projetos no evento The International Workshop on Smart Cities Systems Engineering (Fórum internacional de Engenharia de Sistemas para Cidades Inteligentes), realizado simultaneamente com a oitava edição do International Conference on Ambient Systems, Networks and Technologies (Conferência Internacional sobre Sistemas Ambientais, Redes e Tecnologias), em maio de 2017, na Ilha de Madeira, em Portugal.

Os projetos intitulados A flood warning system to critical region (Sistema de alarme de inundações para regiões críticas), de Alisson Silva Souza, e BusMe: Automatic Bus Localization System and Route Registration (BusMe: Sistema Automático de Localização de Ônibus e Registo de Rota), dos alunos Willian Mulia Miranda, Ricardo Tavares Ribeiro de Mendonça e Allef Anderson da Silva, se inserem na temática efetiva de “Cidades Inteligentes” e ambos visam auxiliar a vida dos habitantes de ambientes urbanos na prevenção de acidentes decorrentes de enchentes e na melhor utilização dos transportes públicos urbanos, respectivamente.

O tema “Cidades Inteligentes” é recorrente e atual, muito debatido em feiras, fóruns e eventos no mundo inteiro. Diversas cidades inclusive já implantaram sistemas inteligentes, visando integrar todos os elementos da vida urbana para criar uma plataforma tecnológica que facilita a interação entre cidadãos, empresas e entidades públicas.

Os estudantes da UNIFRAN terão, portanto, a oportunidade de apresentar seus projetos para uma plateia internacional interessada e com alto conhecimento na temática de Tecnologia e Cidades Inteligentes, além de contatar representantes de diversos países como Estados Unidos, China, Índia e Japão, e diversos países da Europa.

Contribuíram para esses artigos os Professores Flávio Luís dos Santos de Souza e Henrique José da Silva, além de André Márcio de Lima Curvello, professor do curso até 2016.

Se você também é curioso e dominador das ciências exatas, clique aqui para conhecer o curso de Engenharia Mecatrônica!