Alunos de Engenharia Elétrica realizam visita técnica em Usina Hidrelétrica

October 2018

No dia 06/10, os alunos do 4° ano do curso de Engenharia Elétrica, dentro da Disciplina de Máquinas Elétricas, realizaram uma visita técnica na Usina de Mascarenhas de Moraes, localizada na região de Peixoto, município Ibiraci – MG.

Nesse dia uma das máquinas “geradoras” de energia elétrica estava em manutenção e totalmente aberta, sendo possível o acesso das particulares e detalhes de sua construção, enriquecendo, assim, os conhecimentos teóricos ministrados na disciplina de Máquinas Elétricas, com uma visão prática em uma situação real.

“Mesmo sendo o objetivo principal da visita a observação e exploração dos detalhes da construção  física de uma máquina de geração de energia elétrica, os alunos também tiveram a oportunidade de explorar todo o complexo sistema de funcionamento da usina como um todo: processos de controle e automação, controle de sistemas vibratórios, sistemas de proteção elétrica, sistemas de eletrônica de potência, sistema de controle de qualidade, sistemas de distribuição energética e demais particularidades, enriquecendo os conhecimentos teóricos ministrados em disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da UNIFRAN. Essa visita foi conduzida por dois técnicos da própria usina que também cursam Engenharia Elétrica na UNIFRAN. Com nobres conhecimentos, toda a riqueza e detalhamento do funcionamento técnico da usina foram explicados por estes alunos”, comentou o Prof. Me. Raimundo Rocha, coordenador do curso e que também acompanhou esta visita técnica.