Engenharia Civil: características e qualificações da profissão.

June 2017

Quem vive na cidade é acostumado a ver, todos os dias e em uma velocidade impressionante, o surgimento de novas casas, prédios, estradas, viadutos, pontes e barragens, entre outros. E o profissional responsável por essas obras é o engenheiro civil. A profissão engloba a concepção, o projeto, construção, gerência e manutenção de todos os tipos de infraestrutura. Por isso, são inúmeras as possibilidades de atuação!

Mas já parou para pensar quais características pessoais são essenciais para finalizar uma obra sem falhas?

O ideal é gostar de física, química, estatística e matemática, pois um bom engenheiro civil deve prever as interações entre os diversos materiais utilizados – como seu comportamento no solo e resistência ao vento e temperaturas, por exemplo – a fim de garantir a segurança da construção. Há ainda outras características muito importantes que um profissional da Engenharia Civil deve ter e desenvolver ao longo da carreira. Conheça:

Ser preparado para raciocinar e agir sem fronteiras, o que exige o entendimento de outras culturas, e principalmente de idiomas e ambientes nos quais é realizado o trabalho.

Deve ser empreenddor e criativo, estar preparado para trabalhar em equipe e gerenciar complexos empreendimentos que podem envolver muitos indivíduos. Mas deve ser preparado também para gerenciar uma única empresa: a dele mesmo.

Estar profissionalmente e mentalmente preparado para, eventualmente, ter um trabalho e não necessariamente um emprego, se tornando prestador de serviços autônomos.

Deve ter a consciência de que jamais estará formado, sabendo que sua profissão depende de sua capacidade de atualização contínua de conhecimentos frente ao rápido avanço das tecnologias, crescentemente apoiadas em aplicações de descobertas científicas.

E na graduação?

Para se tornar capaz de realizar tantas tarefas é necessário muito estudo, claro! Por isso, além das disciplinas teóricas e atividades em laboratórios, um bom curso de Engenharia Civil deve ofertar aulas de desenho técnico, administração e economia.

Pensando em preparar nossos alunos para o mercado de trabalho, o curso de Engenharia Civil da UNIFRAN, participa de diversas atividades e projetos de extensão que contam com envolvimento dos estudantes, como a Jornada de Engenharia Civil e diversas viagens  e visitas técnicas.

Para as aulas práticas, nossos alunos contam com laboratórios de: topografia, hidrologia, materiais de construção, estrutura e geotecnia, informática, representações gráficas, tecnologia mecânica e metrologia, robótica, de ar condicionado e refrigeração, de física, química, e eletrotécnica.

É infraestrutura de ponta para você escolher o melhor caminho!