Notícias

Egressa do Mestrado UNIFRAN apresenta trabalho em congresso na França


03
July 2012

G_3978.jpgEgressa do Mestrado em Linguística e docente da UNIFRAN, a professora Marília G. Rodrigues, atualmente concluindo seu doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP (com bolsa do CNPq), realizou recentemente apresentação de seu trabalho no  1º Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia, que aconteceu em Strasbourg, na França.
A comunicação, intitulada “Contribuições da Ergologia e da Análise do Discurso para a compreensão de mudanças no trabalho do jornalista”, foi apresentada em simpósio do qual participaram pesquisadores europeus e, também do Brasil, a pesquisadora Marlene Teixeira (UNISINOS), uma das principais estudiosas da Linguística da Enunciação em nosso país, co-autora dos livros “Introdução à Linguística da Enunciação” e “Dicionário de Linguística da Enunciação” (ambos pela Contexto).
A Ergologia surgiu na França nos anos 1980, na Universidade de Provence, e um de seus fundadores e principal teórico é o filósofo Yves Schwartz. A Ergologia é uma abordagem de apreensão da atividade humana que tem por objetivo a produção de conhecimentos sobre o que vivem as pessoas em situações reais de trabalho.
Além da Ergologia, a pesquisa da professora tem também o aporte da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os desdobramentos mais recentes propostos pelo linguista francês Dominique Maingueneau, que participou como examinador na banca de qualificação do projeto de pesquisa da doutoranda, com orientação da Profa. Dra. Cecília de Souza-e-Silva.