Educação Física: Profissão pela Qualidade de vida

September 2008

beto250.jpgComemora-se nesta semana, no dia 1º de setembro, o Dia do Profissional de Educação Física, data esta em que se promulgou a Lei nº 9696 de 1998 que regulamentou a profissão em nosso país. Neste ano comemora-se, portanto, 10 anos deste importante marco histórico da Educação Física no Brasil, que estabeleceu como prerrogativa do Profissional de Educação Física a orientação, prescrição e dinamização das atividades físicas, desportivas e similares.

A Educação Física tem como missão maior a promoção da saúde e qualidade de vida de nossa sociedade, através da orientação e condução para a prática sistemática de atividades físicas e desportivas em todas as fases da vida, promovendo um estilo de vida ativo em contraponto ao sedentarismo dominante em nossa sociedade.

Com a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim, o esporte esteve no foco das discussões, analisando as performances de nossos atletas e o desempenho do nosso país, dito aspirante à potência esportiva mundial. Diversos “analistas” apontaram para a necessidade de uma maior implementação do esporte nas aulas de Educação Física nas escolas, o que não deixa de ser realmente um bom caminho para a massificação de modalidades esportivas. Porém, não podemos nos esquecer que a Educação Física na escola é uma disciplina curricular que tem importante papel na contribuição para a formação integral das crianças e adolescentes, priorizando para um futuro cidadão com estilo de vida ativo e saudável, consciente da importância da atividade física em toda a sua vida. O que é muito mais abrangente do que somente a prática esportiva, que em muitas vezes é seletiva por priorizar somente os mais dotados de capacidades e características físicas para o esporte.

Por isso, a Educação Física dever ser sempre inclusiva e aplicada a todas as pessoas, independente de suas limitações das capacidades e habilidades físicas e motoras. O exemplo maior se dará agora com a realização dos Jogos Paraolímpicos, onde a palavra de ordem é a superação de todos os limites e obstáculos.

Além da educação física escolar, das atividades em academias e das práticas esportivas em associações e clubes, o Profissional de Educação Física tem hoje um amplo campo de atuação em todas as áreas de atividades cotidianas e laborais. Notadamente para os grupos de pessoas portadoras de necessidades especiais: deficientes físicos e mentais, idosos, diabéticos, cardiopatas, hipertensos, obesos e outros que também necessitam e devem receber orientações para a prática de atividades físicas independente de suas condições.

Por esta demanda maior de atuação junto à sociedade, a oferta de cursos de formação em Educação Física tem aumentado substancialmente nas instituições de ensino superior no Brasil: já são mais de 600 cursos no país. E, além da necessidade da formação de nível superior, também se faz necessária a habilitação para o exercício profissional, que se dá através do registro nos Conselhos Federal e Regionais de Educação Física.

Atualmente, já são mais de 200 mil profissionais inscritos nos Conselhos, sendo cerca de 70 mil somente no Conselho Regional do Estado de São Paulo, o que deve levar o profissional a um constante aprimoramento de seus conhecimentos para o estabelecimento de competências visando um atendimento de qualidade à sociedade, bem como a manutenção e amplitude de seu campo de atuação profissional.

Parabéns a todos os Profissionais de Educação Física, e que além de comemorar, esta data seja sempre momento de reflexão sobre nosso importante papel e missão junto a sociedade.

Roberto Saad – Diretor do Curso de Educação Física da Unifran