Editora Unifran completa um ano

August 2006

editora250_1.gifCompletou um ano de atividades em edições universitárias a Editora Unifran – Universidade de Franca. Idealizada pela Pró-Reitora Acadêmica, Hercídia Mara Facury Coelho, e instalada por portaria pelo Reitor Clovis Eduardo Pinto Ludovice, em julho de 2005, implementou-se com o objetivo de estimular a produção intelectual de docentes, pesquisadores, estudantes e escritores de Franca e região, nas diversas áreas do conhecimento humano. No exercício das atividades relacionadas a este objetivo, a Editora Unifran promove e dinamiza a atividade editorial universitária, por meio de planos semestrais de publicações e produção científica, técnica, artística, cultural e didático-pedagógica.

A primeira editora universitária do Brasil foi criada em 1955 na Universidade do Recife. Atualmente há 124 delas filiadas à ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias – , dentre as quais destaca-se a de Franca, pela modernidade de suas instalações e projetos, quando exerce função acadêmica no que diz respeito ao ensino e à pesquisa, como métodos de aplicação interna, e à extensão, quando dirigida a públicos periféricos.

O titular responsável por seu pleno funcionamento é o Diretor de Publicações da Universidade de Franca, Everton de Paula, que conta com a assessoria técnica de Aldrey Martins Resende e com os trabalhos de arte gráfica do Núcleo de Design da instituição, dirigido por Franceli Guaraldo, com supervisão de Ana Márcia Zago.

Neste primeiro ano de atividades, a Editora Unifran publicou : Imigração sírio-libanesa em Franca, de Hercídia Mara Facury Coelho; Estações da alma – Everton de Paula; Vivo sempre preocupada – Cléria Bittar Coelho; Normas da ABNT 2006 – Diretoria de Publicações; TCC em Revista – Diretoria de Publicações; Educação e prática docente: as interfaces do saber – org. por Jane de Almeida; Oportunidades perdidas no atendimento integral ao adolescente – Arnaldo Nicolela. Maria Virgínia F.P. Couto Rosa e Marlene Ap. Colombo Arnould; Pronunciamento e vida na odontologia – Dahul Tavares Pelizaro; Desenho técnico para o vestuário – Patrícia Severi; Investigação (pesquisas na área da saúde) – Diretoria de Publicações; Diálogos pertinentes – (Letras) – Diretoria de Publicações.

No prelo : Ruptura na história da psiquiatria no Brasil (1880-1970) – Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima; Pelos caminhos do Serra Clube – Dahul Tavares Pelizaro; Formação docente – saberes multidisciplinares e novas demandas da prática pedagógica – org. Jane de Almeida; 1.001 erros de português – Everton de Paula.

São 15 títulos com mais de 17mil exemplares, distribuídos em todo o território nacional.

O site da Editora Unifran, desenvolvido pelo Núcleo de Design, encontra-se disponibilizado no endereço www.editoraunifran.com.br.