É tempo de verdadeiras mudanças

September 2007

capa250.jpgpor Irinéia, aluna do 2º ano de Jornalismo – UNIFRAN

United Nations Model of São Paulo – UN-SP em sua terceira edição sediada em Franca

A ordem desta semana é fazer a diferença. Com este intuito dia 18 de setembro deu inicio a terceira edição do “United Nations Model Of São Paulo” – UN/SP, que segue até sábado com discussões de tópicos da agenda internacional que estejam correlacionados ao cotidiano dos universitários que assumem o posto de delegados. Idealizado por alunos da UNESP (campus de Franca), do curso de Relações Internacionais, seus ideais seguem para ser o primeiro Modelo das Nações Unidas do interior no Brasil.

A abertura do evento aconteceu na manhã de terça-feira às 10:30, no teatro do SESI-Franca. Alexandre Ratner Rochman, coordenador do curso de relações internacionais( UNESP-Franca ) foi quem iniciou a cerimônia. “É tempo de mudanças reais, os universitários sabem da importância que desempenham exercendo este papel”, comentou o coordenador do curso.’Estava também presente na mesa solene, o vice-diretor da UNESP, Fernando Fernandes, que parabenizou o estudante de R.I., secretário geral do evento, Ighor Ribeiro Bouret Melo, pela iniciativa e esforços feitos para a concretização do mesmo. Sheila Villa Boas, secretária geral da ONG Conversando com as nações Unidas e o ex –ministro de relações exteriores, durante o governo Collor, Francisco Rezek, também integraram a mesa.

Com a presença de 120 pessoas – 99 delegados e 22 membros NESOI – Núcleo de Estudos e Simulação de Organismos Internacionais – os ilustres convidados da mesa fizeram seus discursos, que havia como fator em comum a preocupação em desenvolver idéias para a qualidade dos padrões de vida que habitam este planeta.
O engajamento de jovens delegados no UN-SP proporciona aos estudantes a facilidade de interagir em grupos com o entendimento das funções de uma Organização Internacional, e através deste conseguirem aperfeiçoamento das técnicas de negociação que enriquece a formação universitária com a abrangência do conteúdo internacional, o que é um propulsor para a carreira profissional.