Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências são selecionados para a 1ª Escola de Nanocatálise

December 2010

doutorado250.jpgOs alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Emerson H. de Faria e Gustavo Pimenta Ricci (Bolsista FAPESP) participaram da 1ª Edição da Escola de Nanocatálise promovida pelo Centro Brasileiro e Argentino de Nanotecnologia (CBAN), que é vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Dentre os 7 estudantes brasileiros selecionados para a Escola a UNIFRAN foi contemplada com a escolha de 2 de seus doutorandos. Além dos 7 brasileiros outros 10 estudantes de instituições argentinas também participaram do curso. Esta seleção é realizada pela análise do currículo dos estudantes, sendo que a UNIFRAN foi a única instituição com 2 estudantes contemplados.

A escola aconteceu em Florianópolis, SC no período de 25 a 29 de novembro e todas as despesas foram pagas pelo CBAN. O evento contou com importantes palestrantes como Dr. Jairton Dupont (Coordenador do Evento) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Dr. Alain Roucoux de Rennes e Dr. Karine Philippot de Toulouse (ambos franceses). Dentre as diversas sub-áreas que foram abordadas nesta escola os doutorandos participaram de aulas teórico-práticas que envolveram desde a síntese de novos catalisadores, caracterização por diversas técnicas avançadas e aplicação destes materiais para obtenção de produtos de alto valor agregado.