Doutorando do programa de pós-graduação em Ciências da Unifran defende tese

March 2010

wagner250.jpgNo dia 26 de março (sexta-feira), às 9h, no Teatro da Odontologia, Wagner A. Bernardes, doutorando do programa de pós-graduação em Ciências da Unifran, fará a defesa pública de sua tese de doutorado, que tem como título “Ensaios biológicos com extratos brutos, frações, óleo essencial, substâncias puras e derivados de Rosmarinus officinalis Linn (Lamiaceae)”.

Rosmarinus officinalis Linn. apresenta vários nomes populares como, alecrim, alecrim-de-horta, alecrim-rosmarinho, alecim-de-casa, alecrim-de-cheiro. Na pesquisa, orientada pelo Prof. Dr Wilson Cunha, foi descoberta uma nova atividade para a planta. Nos estudos realizados nos laboratórios da Universidade de Franca com extratos feitos com alecrim, os pesquisadores identificaram ação antimicrobiana destes extratos frente a vários microrganismos que são causadores da placa dental e da cárie em seres humanos. Assim, futuramente o alecrim poderá ser incorporado a uma pasta dental visando à melhoria de suas propriedades no combate da placa dental e da cárie. Além desta propriedade os pesquisadores da Unifran comprovaram também, através de experimentos em ratos e camundongos, que o Alecrim possui propriedades analgésicas, o que confirma o seu emprego na medicina popular para dores de cabeça.

Wagner foi aluno de Mestrado do Programa e retornou no ano de 2006 para continuar seus estudos no Doutorado. Os resultados obtidos no seu projeto de doutorado já possibilitaram a publicação de dois artigos em revistas internacionais.