Docentes lançam livro “Agir local e pensar global”

September 2019

Acontece no dia 19 de setembro o lançamento do livro “Agir local e pensar global”, uma publicação organizada pelas professoras Marina Garcia Manochio-Pina, Lilian Cristina Gomes do Nascimento e Cléria Maria Lobo Bittar reunindo relatos de atividades realizadas por alunos e professores dentro do Programa de Pós-graduação em Promoção de Saúde da Universidade de Franca.

No dia a dia, muitas atividades voltadas para o desenvolvimento e manutenção da saúde, bem-estar, inclusão social, sustentabilidade, economia solidária, adoção de estilo de vida saudável, cultura de paz e empoderamento das comunidades são oferecidas pela Unifran e geram resultados favoráveis em curto, médio e longo prazos a diferentes públicos. Práticas inspiradas nos objetivos do desenvolvimento sustentável presentes na Agenda 2030 da ONU, segundo as organizadoras.

Registrar essas ações é reconhecer o efeito gerado pelo trabalho de docentes e alunos dos programas de mestrado e doutorado: a constatação de que uma universidade promotora de saúde pode estender suas ações e responsabilidades muito além às de seu papel tradicional voltado ao ensino, pesquisa e extensão.

Participam do livro profissionais com as mais variadas formações: nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, médicos, biomédicos, fonoaudiólogos e profissionais de áreas diversas como educação artística, educação física, hotelaria, gastronomia, ciência política, assistência social, entre outras. Todos voltados ao debate e propostas de bem-estar e uma vida saudável, seja para o público interno no campus Unifran, como para o externo, em trabalhos com a comunidade.

As organizadoras convidam ao lançamento da obra (oferecida nas versões impressa e online no site da editora) e à reflexão rumo a práticas, caminhos e ações que possam ter a universidade promotora de saúde como ponto de partida.

“AGIR LOCAL E PENSAR GLOBAL EM UMA UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE”

Marina Garcia Manochio-Pina, Lilian Cristina Gomes do Nascimento e Cléria Maria Lobo Bittar (Organizadoras).

Data: 19 de setembro de 2019

Local: Teatro de Arena da Unifran