Docente da Unifran profere palestra em Conferência sobre Direitos das Crianças e Adolescentes

July 2018

No dia 30/06, a Profa. Dra. Regina Célia de Souza Beretta, docente/pesquisadora do programa de pós-graduação em Promoção da Saúde da Unifran, foi convidada pelo Conselho de Direitos da Criança e Adolescente de Araraquara (COMCRIAR) e pela Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos, para proferir uma palestra nas dependências da UNIARA, sobre a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, durante a realização da X Conferência Municipal de Araraquara dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, em razão da sua experiência profissional como assistente social, consultora do PNUD, docente e pesquisadora da área.

Para fomentar o debate crítico, a docente apresentou os principais indicadores nacionais da Fundação Abrinq, DataSUS, Pnad e UNICEF, que mostraram o longo caminho que temos que percorrer na conquista da cidadania e proteção integral das crianças e adolescentes brasileiros:

• As maiores vítimas da mortalidade infantil são as crianças indígenas. Elas têm 2,6 vezes mais risco de morrer antes de completar um ano do que as outras crianças brasileiras.
  • A cada dia, 30 crianças e adolescentes são assassinados no País, segundo estimativa feita pelo UNICEF no Brasil baseada em dados do Datasus (2014).
  • Entre 2004 e 2013, o número de novos casos de DST, em meninos com idades entre 15 e 19 anos aumentou em 53%.
  • Segundo a Pnad (2014), o Brasil tem mais de 3 milhões de crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, fora da escola.
  • Em 2015, o Disque 100 recebeu mais de 80 mil denúncias de violência contra meninos e meninas.
  • Segundo o Pnad (2014) ainda convivemos com a falta de creches, evasão e violência escolar, trabalho infantil e tráfico de drogas, gravidez precoce, mortalidade infantil e mortalidade por causas externas, estigmas de etnia e raça, abuso e exploração sexual e outras violências.

Este ano o Brasil está se mobilizando para a realização das Conferências Municipais e Conferências Livres, Distritais e Estaduais dos Direitos das Crianças e Adolescentes, quando será discutido entre sociedade civil e poder público, os desafios e avanços voltados à infância e adolescência. Em outubro de 2019, acontecerá em Brasília a Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, organizada pelo CONANDA (Conselho Nacional de Direitos das Crianças e Adolescentes), que sistematizará todas as propostas e demandas.

A Unifran por meio de seus docentes e discentes dos programas de graduação e pós-graduação, participa ativamente com palestras, oficinas e projetos de pesquisa e extensão na redução das iniquidades sociais e violações de direitos consagrados no Estatuto da Criança e do Adolescente.