Notícias

Docente da Unifran lança livro sobre o trabalho doméstico no Brasil


11
March 2013

LivroA professora do curso de Direito da Unifran, Diane Paludetto, lançou recentemente o livro Trabalho doméstico no Brasil: exclusão legitimada.

Na obra, o campo jurídico, com seus sujeitos e acontecimentos discursivos, funciona como cenário, com foco nas relações de poder, nas ações de política e, mais especificamente, no modo de entrelaçamento dos discursos jurídicos sobre o que é justo ou injusto.

A autora parte da observação de como a exclusão jurídico-discursiva acerca do trabalho doméstico no Brasil se concretiza e que efeitos de sentido são gerados para os trabalhadores.

No livro, a professora explica que dificilmente se vislumbra progresso profissional e pessoal no trabalho doméstico, profissão marcada pelo desprestígio, em razão do exercício de funções tidas como inferiores e que menos dispõe de direitos trabalhistas, pois que a Constituição Federal brasileira vigente é expressa quanto a não estender aos domésticos a totalidade das garantias trabalhistas que possuem as demais classes laborais.

Os interessados em adquirir o livro devem procurar o Núcleo de Práticas Jurídicas da Unifran, localizado no Bloco Azul da Universidade.