Diretor do Centro Nacional para Pesquisa Cientifica de Paris esteve na Unifran

November 2007

Landowski470.jpg

veja galeria de fotos

Eric Landowski: renomado semioticista ministrou palestra para alunos do curso de letras e Mestrado em Lingüística

O renomado semioticista Eric Landowski esteve na UNIFRAN, no dia 23 de novembro de 2007, às 19h30. No teatro da Odontologia, proferiu a palestra "Imagens eficazes". Eric Landowski é diretor de pesquisa no Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), em Paris. No Brasil, é professor visitante permanente na Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e diretor do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS-PUC-SP). Entre suas publicações traduzidas em português, destacam-se: Introdução à análise do discurso em Ciências Sociais (co-autoria com A. J. Greimas), A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica, Presenças do outro, Do inteligível ao sensível (co-autoria com Ana Cláudia de Oliveira), O gosto da gente, o gosto das coisas (co-autoria com José Luiz Fiorin), Semiótica, estesis, estética (co-autoria com Ana Cláudia de Oliveira e Raúl Dorra).

Lançamento de livro

Antes da palestra de Eric Landowski, as professoras do curso de Letras e do Mestrado em Lingüística da Universidade de Franca, Marina Célia Mendonça, Maria Sílvia Olivi Louzada, Maria Regina Momesso Oliveira e Ana Lúcia Furquim de Campos, lançaram livro de análise do discurso. Pesquisadores de outras universidades também são autores do livro, entre eles Sírio Possenti, conceituado analista do discurso da UNICAMP.

O título do livro é “DISCURSO E SENTIDO: QUESTÕES EM TORNO DA MÍDIA, DO ENSINO E DA HISTÓRIA” (Editora Claraluz, 2007) e foi organizado pelos professores Wedencley Alves e Marlon Leal Rodrigues, do grupo de pesquisa em Análise do Discurso – GADI, da Universidade de Franca. As professoras Marina, Maria Sílvia e Maria Regina, fazem parte do GADI e são também pesquisadoras do grupo de pesquisa GTEDI, que integra os pesquisadores do Mestrado em Lingüística da Universidade de Franca.

A publicação reúne pesquisas recentes desses pesquisadores e tem por eixo, como o título sugere, a relação entre discurso e sentido. Na primeira parte, são discutidas as questões de autoria e estilo, gêneros discursivos e gramática, leitura e textos infantis, o discurso da lingüística e sua reapropriação pelos PCNs – privilegiam-se, portanto, as relações de ensino. Na segunda parte, analisam-se discursos midiáticos, entre eles os presentes em blogs jornalísticos e na revista Exame.
O livro direciona-se àqueles que se interessam pelos estudos da linguagem, em particular alunos de Letras e áreas afins, professores e profissionais que lidam com a comunicação.