Diga não ao trote violento, pratique uma recepção solidária!

January 2015

Ingressar numa Universidade é um momento marcante na vida do estudante. É o início de um ciclo: busca de um futuro melhor, rotina, amigos, dinâmica de estudos…  Sonhos a serem realizados.

Vamos receber os calouros com alegria, mas CUIDADO, o que você considera brincadeira pode ser CRIME, conforme alguns atos praticados na lista abaixo:

• Privar ou deteriorar o estudante de sua vestimenta;
  • Cortar cabelo;
  • Ofender a integridade física, moral ou psicológica dos calouros;
  • Usar tintas;
  • Usar bebidas alcoólicas, dentro e nas imediações do Campus;
  • Constranger qualquer pessoa a fazer o que não quer;
  • Retirar calçados dos alunos, obrigando-os a andar descalços;
  • Utilizar lama, barro ou qualquer outra coisa para sujar os calouros;
  • Utilizar produtos tóxicos em geral;
  • Danificar ou alterar o patrimônio da Universidade ( Não serão permitidas que as salasde aula sejam bagunçadas e sujas!);
  • Interromper as aulas dos professores sem que haja o consentimento dos mesmos para que a recepção seja realizada;
  • Retirar e esconder objetos pessoais dos calouros;
  • Imitar mediante porte ilegal de arma branca ou de fogo.

Os atos excessivos que violam a integridade pessoal, praticados na recepção dos calouros, serão avaliados podendo haver punições.

Confira aqui, o ofício lavrado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa do Estado de SP.