Notícias

Dia de combate ao fumo


29
August 2007

fumo250.jpg As pessoas que já tentaram parar de fumar, sabem como esta experiência é difícil. Isso ocorre porque a nicotina é uma das 4700 substâncias que a fumaça do cigarro contém.

Sabe-se que as pessoas se tornam dependentes do cigarro por causa da nicotina, mas adoecem e chegam ao óbito devido à ação das demais substâncias.

Em relação à voz, a nicotina “paralisa” as células ciliadas que revestem a mucosa das pregas vocais, aumenta a viscosidade do muco, o que produz uma necessidade de “pigarrear’’. Além disso, a inalação de partículas para o pulmão acarreta edema nas pregas vocais, tosse e infecções pulmonares”.

O fumo é altamente nocivo, pois a fumaça quente inalada, agride o sistema respiratório e principalmente a região laríngea, sendo considerado um dos principais fatores desencadeantes do câncer de laringe.

As substâncias encontradas no cigarro aderem à mucosa do trato vocal, desidratando-a e irritando-a, além da presença de edema, que resulta na produção de uma voz com qualidade vocal rouca, com graus variados de deterioração.
 

A voz é o som produzido na laringe pela vibração das pregas vocais, resultante da corrente de ar vinda dos pulmões. As alterações vocais afetam a vida pessoal, social e, sobretudo, a profissional, o que gera ansiedade e angústia, principalmente para as pessoas que fazem o uso profissional da voz. Nestes casos, o conhecimento de certos cuidados básicos para preservar a voz é de extrema importância, além é claro, de se evitar hábitos considerados nocivos para a adequada produção vocal. Considera-se que fumo e o uso profissional da voz são incompatíveis.
 

Ressalta-se ainda que a exposição à fumaça do cigarro por terceiros, causa doenças que inclui, câncer de pulmão, doenças cardíacas, além de originar problemas em crianças, tais como, asma, bronquite, tosse, falta de ar e rinite alérgica.

Para os fumantes que querem parar de fumar, mas estão encontrando dificuldades, existem muitos programas que incluem sessões em grupo, hipnose, terapia de reposição de nicotina e inibidores do consumo de cigarros, dentre outros.

Fga. Flávia M. Cardoso Consoni
Fga. Nívea Maria Símaro Gomes
Docentes do Curso de Fonoaudiologia da Universidade de Franca