Curso de Turismo da Unifran se manifesta no Dia Mundial da Água

arvores250.jpg

Confira galeria de fotos

Por: Adriana Gáspari

Não há motivo para festejar este 22 de março, Dia Mundial da Água. Apesar de toda a demagogia em torno do assunto, o mundo continua sem políticas globais para a racionalização do uso da água e as iniciativas existentes nesse sentido são pontuais e, em geral, temporárias.

Assim, a sociedade não desenvolve políticas permanentes de racionalização. É preciso lembrar que, das águas da Terra, apenas 2,5% são doces e, destas, mais de dois terços estão inacessíveis para consumo humano.

Para valorizar essa ação de conscientização, o curso de Turismo da Universidade de Franca, organizou palestra com os Gestores da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí-Mirim / Grande que ministraram palestra educativa com a fala do secretário executivo Reginaldo Branquinho Coelho, o secretário adjunto Alex Henrique Veronez e o coordenador geral das câmaras técnicas David Faleiros, todos membros do Comitê  da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí Mirim / Grande, cujo tema foi “Gestão dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio Sapucaí Mirim/Grande”.  A palestra dos gestores foi bastante oportuna, pois além de relatarem o excelente trabalho que vêm desenvolvendo no sentido de preservação das bacias hidrográficas da região, também fizeram um alerta com relação ao uso indiscriminado da água.

Outros parceiros que colaboraram para a realização do evento foram o Zoobotânico que ofertou 20 mudas das espécies Ipê Jardim e Flamboyan Mirim para que os alunos efetuassem o plantio das mesmas, dando continuidade no processo de arborização do campus. A Sabesp que gentilmente ofereceu saquinhos com água, que foram distribuídos aos participantes do evento.

Estiveram presentes na palestra o Sr. Gildo Lucas do Nascimento e Waltenir Dantes, ambos assessores parlamentar do deputado federal Dr. UBIALI ( PSB/SP).
O prefeito da cidade estava representado pela sua assessora e arquiteta VALÉRIA MARSOM. O engenheiro agrônomo Célio Bertelli, diretor do Zoobotânico, alunos e professores dos cursos de Biologia, Química, Geografia, Gestão Ambiental e os alunos do curso de Turismo

“Temos que tratar a água com seriedade; não é mais possível seguir construindo reservatórios e desmatando matas nativas; é preciso se antecipar aos problemas e um programa de uso racional da água é mais duradouro do que campanhas publicitárias ou programas eventuais,” relata a Diretora e Professora do Curso de Turismo da UNIFRAN, Adriana Gáspari.

A questão da água está integralmente relacionada ao Turismo, já que esta é matéria prima do setor. Podemos perceber que a atratividade da água  forma destinos consolidados no Brasil, tais como, Bonito, Amazônia e Pantanal. Na nossa região, Cristais Paulista, Delfinópolis, Rifaina e outros.

Sendo assim, profissionais em turismo e hotelaria deveriam ser os primeiros a serem conscientizados nessa questão. Com o mesmo intuito, o Curso de Turismo da Universidade de Franca resolveu se manifestar hoje, contribuindo com  propostas cidadãs na preservação e manutenção da água.