Curso de Fisioterapia realiza projeto de Saúde Funcional

June 2007

idosos250_1.jpg

Veja fotos

Desde o início de 2006 o curso de Fisioterapia da Unifran é responsável por um projeto sobre prevenção da saúde funcional, é a Escola Preventiva de Saúde Funcional, que atende a 20 pessoas com idade entre 60 e 94 anos.

Três vezes na semana os participantes vão até a Clínica de Fisioterapia da universidade e realizam uma hora e quarenta minutos de atividades como alongamento, condicionamento físico e hidroginástica. Além disso, são oferecidas palestras sobre alimentação e cuidados com a postura.

De acordo com a professora que coordena o projeto, Adriana Valadares, a Escola Preventiva tem como objetivo o de conscientizar e auxiliar o participante nos cuidados com a saúde. “É importante mostrarmos a esse público que é possível melhorar a qualidade de vida mudando alguns hábitos”, explica. “Aqui, além de aperfeiçoar a saúde funcional, os envolvidos têm a oportunidade de trocar experiências uns com os outros”, acrescenta.

Para o segundo semestre, o grupo irá expandir o projeto e outros cursos vão participar. “Outros cursos da área da saúde, como Nutrição e Odontologia, também farão parte do projeto. O curso de Letras também estará presente, pois muitos idosos não são alfabetizados”, explica Adriana.