Curso de Engenharia Mecânica Unifran comemora aprovação de trabalhos para congresso.

June 2014

250_153.jpgProfessores, alunos e ex-aluno do curso de Engenharia Mecânica da Unifran comemoram aprovação de artigos pelo Comitê Científico do CONEM 2014, para publicação e apresentação oral do trabalho.

Os professores Renato de Camargo Bortholin, Dr. Antônio Carlos Marangoni, Dr. Mamoru Carlos YamadaFernando Ferreira Del Monte desenvolveram artigos e estão preparando a apresentação dos trabalhos no congresso.

O primeiro trabalho, desenvolvido com os alunos do 4º e 5º anos Rodrigo Ribeiro Alves, Murilo Virgílio de Pádua e Adriel Magalhães Souza, intitulado “Projeto e simulação de elementos de uma ponte rolante”, apresenta a concepção de uma ponte rolante, equipamento fundamental em indústrias para a elevação e movimentação de peças e componentes de grande porte.

A técnica utilizada foi a “simulação estática via método dos elementos finitos”, em que a peça é fragmentada virtualmente em vários elementos menores, o que torna mais precisa a análise mecânica e resulta em condições mais apropriadas para a montagem real da ponte, quando comparadas aos métodos convencionais.

O segundo trabalho, desenvolvido com o ex-aluno Sérgio Luiz Gonçalves Júnior, intitulado “Aplicação de técnicas preditivas a um motor bomba”, apresenta os parâmetros técnicos de cada uma das técnicas de monitoramento (análise de vibração, termometria e análise de óleo) aplicadas em uma bomba centrífuga vertical de água, instalada em uma fundição de níquel. É um equipamento de alta importância no processo industrial, pois bombeia água para resfriamento dos costados dos fornos.

O congresso ocorrerá no período de 10 a 15 de agosto de 2014, em Uberlândia/ MG.

Parabéns a todos que se empenharam nos projetos!