Curso de Biomedicina realiza exames em crianças atendidas pelas entidades sociais

April 2013

dora250.JPGO curso de Biomedicina, por meio do Projeto Biomedicina Comunitária, realiza juntamente com os alunos da 4a série, sob a supervisão de docentes responsáveis pela área de Parasitologia Clínica, Prof.ª Dr.ª Colete Fonseca e Prof.ª Juliana de Andrade Cintra, os exames parasitológicos de fezes, gratuitamente, em creches do município de Franca e de vários outros da região.
Esse atendimento propicia a investigação da saúde das crianças no âmbito das parasitoses e, conforme o resultado do exame, os responsáveis pela creche encaminham a criança para o devido atendimento médico. Portanto, é de grande valia o trabalho realizado pelos alunos de Biomedicina, pois traz benefícios para a comunidade e contribui para uma melhor qualidade de vida.
No mês de abril foram atendidas 52 crianças da creche da Legião da Boa Vontade, de Franca-SP e para os próximos meses estão agendadas as creches dos municípios de Claraval-MG, Alto Porã-SP e Igaçaba-SP.
Segundo a Prof.ª Dr.ª Colete, as análises parasitológicas têm grande importância na faixa etária infantil, período muito propício à contaminação por protozoários e helmintos uma vez que as noções de higiene ainda são incípitas e a própria exposição das crianças ao meio é bastante frequente devido descobertas, brincadeiras e outros. É nesta fase que as crianças necessitam de grande aporte energético para o seu crescimento e se ela estiver parasitada por algum verme ou um protozoário, parte dessa energia obtida por meio dos alimentos será destinada ao desenvolvimento desses parasitos, comprometendo o desenvolvimento da criança.

Confira as fotos aqui.