Notícias

Contagem regressiva para a instalação do microscópio eletrônico de varredura


17
June 2013

250micro.jpgIniciou-se hoje na Unifran a instalação do microscópio eletrônico de varredura, do Grupo Sol-Gel do programa de pós-graduação em Ciências. A microscopia eletrônica de varredura (MEV) é uma técnica de caracterização microestrutural muito versátil cujas aplicações podem ser encontradas em diversos campos do conhecimento, particularmente na ciência catalítica, na engenharia, ciências de materiais e ciências biológicas e áreas médicas humana e animal.
O equipamento foi adquirido por intermédio de projeto de pesquisa concedido pela FAPESP à Prof.ª Dr.ª Katia Jorge Ciuffi. Trata-se de um equipamento de grande porte e sofisticação, capaz de produzir imagens com alta resolução e ampliação. Segundo a pesquisadora, este equipamento trará grande desenvolvimento não apenas ao projeto em que ele encontra-se inserido – que é a síntese e caracterização de novos catalisadores para aplicações ambientais – , como para toda a Universidade de Franca e colaboradores.
Praticamente todos os grupos de pesquisa e cursos das áreas biológicas e exatas serão beneficiados com este microscópio. Nos próximos dias serão divulgadas no programa de pós-graduação em Ciências as normas de uso do mesmo.
Este ano foi também muito importante para outros pesquisadores do grupo Sol-Gel, que tiveram projetos de pesquisa aprovados junto à FAPESP. O Prof. Eduardo J. Nassar adquiriu – e já colocou em funcionamento – um espectrofluorímetro Horiba Jobin Yvon e um infravermelho Perkim Elmer. O Prof. Lucas Rocha trabalha com um equipamento de pirólise de aerossol.
A pesquisadora e também pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unifran, Prof.ª Dr.ª Katia Jorge Ciuffi, ressalta que, com essas novas aquisições, o parque de equipamentos atualmente disponível ao programa de pós-graduação em Ciências é compatível aos dos grandes centros de pesquisa existentes no Brasil e no exterior.
A partir das pesquisas geradas nos programas pretende-se não apenas publicar artigos de expressão e gerar patentes, mas também atingir a meta maior, que é a formação de recursos humanos altamente qualificados.